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Qual hélice usar com Turnigy C3530?
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Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
eu coloquei a 10x5 ficou picando um pouco coloquei um 10x7 ficou excelente
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
obrigado ai galera pelas dicas, Abib obrigado pela tabela.
entao , no meu caso uma configuracao aceitavel seria helive 9x6, 10x5 ou 11x5.5 APC E, usando motor + esc 25A + bateria 3S 1300 ?
e nao iria torrar meu equipamento ...
_________________
entao , no meu caso uma configuracao aceitavel seria helive 9x6, 10x5 ou 11x5.5 APC E, usando motor + esc 25A + bateria 3S 1300 ?
e nao iria torrar meu equipamento ...
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Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Bom, a hélice que uso é uma GWS1260HD, por isso resistiu bem, se eu usar uma APC 12X6 E, o motor vai torrar mesmo.x-gnomo escreveu:Boa a sua tabela, porém ela é do SK e o motor que o rafael está usando é o TR.
Embora ambos sejam 3530 - 1100, o TR tem desempenho inferior ao SK.
Entre as variedades de hélices, existem as marcas e com isso de marca para marca, muda muito o desempenho de uma hélice e se colocar uma hélice 12X4.7 SF, ele torra já na saída, pois esse motor não é tão bom para hélice SF, seja de 9 polegadas ou de 10 polegadas, hélice SF nele é só problema.
Só que com seus erros de escrita, é bem complicado saber o que você escreveu exatamente, sei que ligou o motor e ele esquentou e pelo jeito queimou e testar motor em bancada, tem que se certificar que o motor será bem refrigerado, pois aquele ventão todo que a hélice faz, é gerado mais nas extremidades da hélice e não no centro dela o que faz o ar que circula pelo motor, ter uma vazão bem menor.
Com a hélice 9X6 APC, esse motor nem iria amornar, roda folgado, com a 10X5, se for APC, ele já sente o tranco trabalhando na bancada.
Testar motor estaticamente no aeromodelo é píor ainda, pois a circulação de ar no cowl do motor se torna mais crítica já que o aeromodelo está parado, pois como eu disse antes, a vazão de ar maior está nas extremidades da hélice e não no centro dela.
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Boa a sua tabela, porém ela é do SK e o motor que o rafael está usando é o TR.
Embora ambos sejam 3530 - 1100, o TR tem desempenho inferior ao SK.
Embora ambos sejam 3530 - 1100, o TR tem desempenho inferior ao SK.
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Performances du moteur Turnigy SK3530-1100
ID Batterie Marque Type Volts Hélices Amp Volts W in RPM Thrust Rend Bat sol Vitesse Essai(s)
2093 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 12x6 APC E 21.50 A 10.98 v 236 W 6960 t/mn 1298 g 72 % 10.8C 50.9km/h EasyCub
2094 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x4.7 GWS SF 20.20 A 10.99 v 222 W 7050 t/mn 1297 g 76 % 10.1C 40.4km/h EasyCub
2090 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5.5 APC E 17.70 A 11.19 v 198 W 7620 t/mn 1094 g 75 % 8.9C 51.1km/h EasyCub
2095 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5 TUN WOOD 17.10 A 11.17 v 191 W 7680 t/mn 1106 g nc 8.6C 46.8km/h EasyCub
2096 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 TUN WOOD 14.60 A 11.3 v 165 W 8190 t/mn 861 g nc 7.3C 49.9km/h EasyCub
2091 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 APC E 14.40 A 11.25 v 162 W 8325 t/mn 963 g 80 % 7.2C 50.7km/h EasyCub
2092 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 9x6 APC E 14.60 A 11.37 v 166 W 8340 t/mn 786 g 67 % 7.3C 61km/h EasyCub
2103 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 12x6 APC E 29.70 A 14.18 v 421 W 7950 t/mn 1724 g 63 % 13.5C 58.2km/h EasyCub
2100 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5.5 APC E 25.50 A 14.27 v 364 W 8350 t/mn 1512 g 67 % 11.6C 56km/h EasyCub
2106 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x7x3 MAS 3-blades 26.30 A 14.37 v 378 W 8860 t/mn 1410 g nc 12C 75.6km/h EasyCub
2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x4.7 APC SF 26.00 A 14.62 v 380 W 9180 t/mn 1610 g 72 % 11.8C 52.6km/h EasyCub
2105 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5 TUN WOOD 24.80 A 14.52 v 360 W 9240 t/mn 1605 g nc 11.3C 56.3km/h EasyCub
2101 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 APC E 19.90 A 14.07 v 280 W 9660 t/mn 1313 g 75 % 9C 58.9km/h EasyCub
2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 TUN WOOD 21.60 A 14.77 v 319 W 10020 t/mn 1288 g nc 9.8C 61.1km/h EasyCub
2102 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 9x6 APC E 22.20 A 14.91 v 331 W 10080 t/mn 1158 g 61 % 10.1C 73.7km/h EasyCub
ID Batterie Marque Type Volts Hélices Amp Volts W in RPM Thrust Rend Bat sol Vitesse Essai(s)
2093 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 12x6 APC E 21.50 A 10.98 v 236 W 6960 t/mn 1298 g 72 % 10.8C 50.9km/h EasyCub
2094 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x4.7 GWS SF 20.20 A 10.99 v 222 W 7050 t/mn 1297 g 76 % 10.1C 40.4km/h EasyCub
2090 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5.5 APC E 17.70 A 11.19 v 198 W 7620 t/mn 1094 g 75 % 8.9C 51.1km/h EasyCub
2095 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5 TUN WOOD 17.10 A 11.17 v 191 W 7680 t/mn 1106 g nc 8.6C 46.8km/h EasyCub
2096 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 TUN WOOD 14.60 A 11.3 v 165 W 8190 t/mn 861 g nc 7.3C 49.9km/h EasyCub
2091 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 APC E 14.40 A 11.25 v 162 W 8325 t/mn 963 g 80 % 7.2C 50.7km/h EasyCub
2092 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 9x6 APC E 14.60 A 11.37 v 166 W 8340 t/mn 786 g 67 % 7.3C 61km/h EasyCub
2103 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 12x6 APC E 29.70 A 14.18 v 421 W 7950 t/mn 1724 g 63 % 13.5C 58.2km/h EasyCub
2100 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5.5 APC E 25.50 A 14.27 v 364 W 8350 t/mn 1512 g 67 % 11.6C 56km/h EasyCub
2106 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x7x3 MAS 3-blades 26.30 A 14.37 v 378 W 8860 t/mn 1410 g nc 12C 75.6km/h EasyCub
2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x4.7 APC SF 26.00 A 14.62 v 380 W 9180 t/mn 1610 g 72 % 11.8C 52.6km/h EasyCub
2105 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5 TUN WOOD 24.80 A 14.52 v 360 W 9240 t/mn 1605 g nc 11.3C 56.3km/h EasyCub
2101 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 APC E 19.90 A 14.07 v 280 W 9660 t/mn 1313 g 75 % 9C 58.9km/h EasyCub
2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 TUN WOOD 21.60 A 14.77 v 319 W 10020 t/mn 1288 g nc 9.8C 61.1km/h EasyCub
2102 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 9x6 APC E 22.20 A 14.91 v 331 W 10080 t/mn 1158 g 61 % 10.1C 73.7km/h EasyCub
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Você está certo, em parte....
O teste de bancada realmente exige mais do motor, como não há avanço a refrigeração é menor e o motor é mais exigido mesmo!
Porém essa "regra dos 20 segundos" não é totalmente verdade, dependendo do motor, da configuração a ser testada e dos aparelhos de teste pode-se fazer testes do começo ao fim da bateria para ter uma relação de potência x corrente x rotação.
Vale também dizer que os testes de bancada não são nem de longe conclusivos !! Eles apenas servem para comparação entre motores, pois em vôo o motor rende mais e trabalha melhor!
O teste de bancada realmente exige mais do motor, como não há avanço a refrigeração é menor e o motor é mais exigido mesmo!
Porém essa "regra dos 20 segundos" não é totalmente verdade, dependendo do motor, da configuração a ser testada e dos aparelhos de teste pode-se fazer testes do começo ao fim da bateria para ter uma relação de potência x corrente x rotação.
Vale também dizer que os testes de bancada não são nem de longe conclusivos !! Eles apenas servem para comparação entre motores, pois em vôo o motor rende mais e trabalha melhor!
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Os mais experientes que me corrijam, mas segundo os testes de bancadas com motores não podem ultrapassar os 20 segundos porque o aeromodelo está parado e isto exige mais do motor. Isto seria outra possível causa para o motor esquentar bastante ou até ter queimado, caso você tenha feito o teste por muito tempo com o acelerador a toda.
No meu caso, tenho um piper de 1100g com este motor e uso hélice 10x5 APC e o motor apenas fica morno mesmo usando spinner.
No meu caso, tenho um piper de 1100g com este motor e uso hélice 10x5 APC e o motor apenas fica morno mesmo usando spinner.
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Mas tenha cuidado com essa configuração pois se usar um spinner, o motor vai queimar como os outros.
Motores elétricos só é recomendado usar spinner quando a capacidade do motor supera tranquilamente o exigido pelo aeromodelo.
Esse é um ítem muito importante a ser levado em conta, tendo em vista da necessidade obrigatória de circulação de ar através do motor e um spinner impede que isso ocorra.
Para você ter uma idéia, o P-51 que eu construí, tem motor suficiente para ótimos voos porém irá trabalhar quase no limite e com isso, o aquecimento se torna demasiadamente grande, não fiz os testes com o termômetro ainda, mas farei em seguida isso. Mas por esse motivo, não pude colocar um spinner nele que o deixaria muito melhor estéticamente, até mesmo por se tratar de um aeromodelo escala e o spinner é parte fundamental no acabamento final dele e sem um motor adequadamente à ele, não posso sequer pensar em tentar usar um spinner, tanto é que para o de balsa, estou bolando um sistema de refrigeração forçada ao motor através daquele duto de ar que ele tem na parte inferior do nariz na qual serve exatamente para isso, fluxo de ar ao radiador do original.
Se até comprares um motor superior ao que está usando no Ultimate e ou similares, não usar o spinner, não terá mais problemas de motor queimando em seus aeromodelos.
Motor pendurar um aeromodelo não significa um motor sobrando, pois provavelmente ele está pendurando o aeromodelo quase no limite do torque dele.
Motores elétricos só é recomendado usar spinner quando a capacidade do motor supera tranquilamente o exigido pelo aeromodelo.
Esse é um ítem muito importante a ser levado em conta, tendo em vista da necessidade obrigatória de circulação de ar através do motor e um spinner impede que isso ocorra.
Para você ter uma idéia, o P-51 que eu construí, tem motor suficiente para ótimos voos porém irá trabalhar quase no limite e com isso, o aquecimento se torna demasiadamente grande, não fiz os testes com o termômetro ainda, mas farei em seguida isso. Mas por esse motivo, não pude colocar um spinner nele que o deixaria muito melhor estéticamente, até mesmo por se tratar de um aeromodelo escala e o spinner é parte fundamental no acabamento final dele e sem um motor adequadamente à ele, não posso sequer pensar em tentar usar um spinner, tanto é que para o de balsa, estou bolando um sistema de refrigeração forçada ao motor através daquele duto de ar que ele tem na parte inferior do nariz na qual serve exatamente para isso, fluxo de ar ao radiador do original.
Se até comprares um motor superior ao que está usando no Ultimate e ou similares, não usar o spinner, não terá mais problemas de motor queimando em seus aeromodelos.
Motor pendurar um aeromodelo não significa um motor sobrando, pois provavelmente ele está pendurando o aeromodelo quase no limite do torque dele.
Re: Qual hélice usar com Turnigy C3530?
uso uma 11x5.5 e dá +- 1.5kg de empuxo com 30A, acho que essa seria ideal no seu caso.
Abrcs!
Abrcs!
Qual hélice usar com Turnigy C3530?
Pessoal,
comprei um Turnigy C3530 1100 para um modelo esportivo que deve ficar entre 1000 e 1100 gramas. Para ele comprei tb um ESC Turnigy de 40A.
Este é o motor:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bom, na pressa por testar, coloquei ele no meu Pitts para avaliar e coloquei uma hélice APC 11x7, pois era a que eu tinha. O ESC é de 25A e a bateria é uma 3S. Resultado: ANIMAL!!!
Fui acompanhando e o ESC ficou friozinho, mas o motor esquentou bastante. Pergunto: se esta hélice não é adequada, qual seria? Procurei mas não achei nenhuma tabela que auxiliasse...
Obrigado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
comprei um Turnigy C3530 1100 para um modelo esportivo que deve ficar entre 1000 e 1100 gramas. Para ele comprei tb um ESC Turnigy de 40A.
Este é o motor:
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Bom, na pressa por testar, coloquei ele no meu Pitts para avaliar e coloquei uma hélice APC 11x7, pois era a que eu tinha. O ESC é de 25A e a bateria é uma 3S. Resultado: ANIMAL!!!
Fui acompanhando e o ESC ficou friozinho, mas o motor esquentou bastante. Pergunto: se esta hélice não é adequada, qual seria? Procurei mas não achei nenhuma tabela que auxiliasse...
Obrigado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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