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Tire suas dúvidas sobre Aeromodelismo - I
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Tire suas dúvidas sobre Aeromodelismo - I
Tire suas dúvidas sobre Aeromodelismo - I
Se você tem dúvidas sobre Aeromodelismo, algumas delas poderão ser tiradas aqui, através da colaboração de Edson Maluf, da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo):
O que é o aeromodelismo?
O aeromodelismo é um dos esportes que reúne emoção e ciência. Muitos estudos apontam o aeromodelismo como uma poderosa arma para desenvolver o raciocínio e a destreza. O fascínio que a aviação exerce sobre as pessoas talvez explique o imenso sucesso que o aeromodelismo tem, pois através das réplicas ou de próprios modelos construídos todos podem ser pilotos, mesmo com os pés no chão.
O que significa VCC e R/C?
VCC quer dizer vôo circular controlado, ou seja, o modelo sempre estará preso a dois cabos de comandos, R/C quer dizer rádio controlado, ou seja, você terá um sistema de controle livre e a distância por ondas eletrônicas de rádio freqüência.
É verdade que o aeromodelismo é um esporte caro?
Sim e não.Vai depender muito do quanto você desejará investir. Os modelos controlados por cabo são relativamente baratos, e com um pouco menos de R$200,00 você já poderá estar numa pista aprendendo a pilotar. Modelos rádio controlados são um pouco mais caros devido aos equipamentos que acarretam (rádios, motores 2t, 4t, turbinas, kits de aeromodelos, etc).
Por onde começar?
Visitando clubes de aeromodelismo. É lá que você verá, com responsabilidade, o pessoal praticando este esporte. Pergunte sobre os modelos, instrutores e modalidades. Não há nada que aeromodelista adore falar mais do que o próprio aeromodelismo.
Informe-se sobre as diferentes modalidades e veja a que mais se adapta a você.
O que preciso ter para começar?
Antes de tudo, inicie com um modelo treinador. Em modelos rádio controlados, tem asa alta e apenas quatro funções (motor, profundor, leme em conjunto com bequilha e aileron). O motor que deverá ser determinado pelo modelo escolhido (entre .25 e .46). O preço varia na maior ou menor sofisticação mecânica. A durabilidade deve ser um fator a considerar, pois normalmente um "manikaka", como são chamados os iniciantes, causarão maus tratos a este componente fundamental do sistema.
A bateria para a vela (no caso de optar por um modelo de vela incandescente), combustível e uma bomba para encher o tanque de combustível. Obviamente, um sistema de rádio para equipar o avião. Mais uma vez, as escolhas vão, desde o rádio de 4 canais até os sofisticados rádios de 9 ou 10 canais, digitais e com microprocessadores que lhe permitem fazer todo o tipo de misturas e ajustes. Mas para começar, um de 4 canais é mais que suficiente. Todos os sistemas incluem os servos, bateria, carregador, extensor, chave liga-desliga, transmissor (Tx) e receptor (Rx) necessários para a instalação no modelo.
Mas a palavra chave é pesquisar. Vá às lojas de aeromodelismo, pesquise preços e na dúvida, pergunte a algum aeromodelista experiente. Visite clubes e peça opiniões. Não compre o primeiro aeromodelo pela beleza. E mais uma dica importante: não se apaixone por ele. Geralmente, na hora de separar-se dele por uma quebra, a dor e a frustração serão menores se não houver paixão.
Até que distância pode voar um modelo?
O raio de alcance de um transmissor RC moderno é de, mais ou menos, 1,5 km, mas para manter um contato visual com um modelo, deverá voar a distâncias mais reduzidas. Um aeromodelo com uma envergadura de 1.5 m é minúsculo quando visto a 400 metros de distância e você poderá perder o controle facilmente, não vendo em que posição este se encontra.
As distâncias que são obedecidas para um vôo dentro dos padrões internacionais de segurança são as seguintes: 3,00 m de altura mínima e a 150 m de altura máxima do solo, 300,00 m à direita e 300 m à esquerda distantes dos “pits ” de vôo dos pilotos, distância mínima de 50,00 m à frente do eixo central da pista e no máximo a 200,00 m de distância deste mesmo eixo. Estas distâncias formam a “Caixa de Vôo” obrigatório para um vôo responsável do aeromodelo.
Quando em procedimento de pouso ou em situação de risco emergencial (pouso sem motor, alguma parte do aeromodelo que se desprendeu no ar, alguma falha nos comandos de rádio, “pane seca”, etc) para pousar, o piloto deve gritar alto e em bom som: “PISTA!!!”, a fim de alertar a todos que este procedimento esta sendo realizado e deve ser acolhido por todos com atenção e prioridade. Nas pistas de VCC é proibido entrar no círculo demarcado para pousos e decolagens, enquanto houver, neste local, aeromodelos em procedimentos de vôo, pouso ou decolagem.
Se você tem dúvidas sobre Aeromodelismo, algumas delas poderão ser tiradas aqui, através da colaboração de Edson Maluf, da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo):
O que é o aeromodelismo?
O aeromodelismo é um dos esportes que reúne emoção e ciência. Muitos estudos apontam o aeromodelismo como uma poderosa arma para desenvolver o raciocínio e a destreza. O fascínio que a aviação exerce sobre as pessoas talvez explique o imenso sucesso que o aeromodelismo tem, pois através das réplicas ou de próprios modelos construídos todos podem ser pilotos, mesmo com os pés no chão.
O que significa VCC e R/C?
VCC quer dizer vôo circular controlado, ou seja, o modelo sempre estará preso a dois cabos de comandos, R/C quer dizer rádio controlado, ou seja, você terá um sistema de controle livre e a distância por ondas eletrônicas de rádio freqüência.
É verdade que o aeromodelismo é um esporte caro?
Sim e não.Vai depender muito do quanto você desejará investir. Os modelos controlados por cabo são relativamente baratos, e com um pouco menos de R$200,00 você já poderá estar numa pista aprendendo a pilotar. Modelos rádio controlados são um pouco mais caros devido aos equipamentos que acarretam (rádios, motores 2t, 4t, turbinas, kits de aeromodelos, etc).
Por onde começar?
Visitando clubes de aeromodelismo. É lá que você verá, com responsabilidade, o pessoal praticando este esporte. Pergunte sobre os modelos, instrutores e modalidades. Não há nada que aeromodelista adore falar mais do que o próprio aeromodelismo.
Informe-se sobre as diferentes modalidades e veja a que mais se adapta a você.
O que preciso ter para começar?
Antes de tudo, inicie com um modelo treinador. Em modelos rádio controlados, tem asa alta e apenas quatro funções (motor, profundor, leme em conjunto com bequilha e aileron). O motor que deverá ser determinado pelo modelo escolhido (entre .25 e .46). O preço varia na maior ou menor sofisticação mecânica. A durabilidade deve ser um fator a considerar, pois normalmente um "manikaka", como são chamados os iniciantes, causarão maus tratos a este componente fundamental do sistema.
A bateria para a vela (no caso de optar por um modelo de vela incandescente), combustível e uma bomba para encher o tanque de combustível. Obviamente, um sistema de rádio para equipar o avião. Mais uma vez, as escolhas vão, desde o rádio de 4 canais até os sofisticados rádios de 9 ou 10 canais, digitais e com microprocessadores que lhe permitem fazer todo o tipo de misturas e ajustes. Mas para começar, um de 4 canais é mais que suficiente. Todos os sistemas incluem os servos, bateria, carregador, extensor, chave liga-desliga, transmissor (Tx) e receptor (Rx) necessários para a instalação no modelo.
Mas a palavra chave é pesquisar. Vá às lojas de aeromodelismo, pesquise preços e na dúvida, pergunte a algum aeromodelista experiente. Visite clubes e peça opiniões. Não compre o primeiro aeromodelo pela beleza. E mais uma dica importante: não se apaixone por ele. Geralmente, na hora de separar-se dele por uma quebra, a dor e a frustração serão menores se não houver paixão.
Até que distância pode voar um modelo?
O raio de alcance de um transmissor RC moderno é de, mais ou menos, 1,5 km, mas para manter um contato visual com um modelo, deverá voar a distâncias mais reduzidas. Um aeromodelo com uma envergadura de 1.5 m é minúsculo quando visto a 400 metros de distância e você poderá perder o controle facilmente, não vendo em que posição este se encontra.
As distâncias que são obedecidas para um vôo dentro dos padrões internacionais de segurança são as seguintes: 3,00 m de altura mínima e a 150 m de altura máxima do solo, 300,00 m à direita e 300 m à esquerda distantes dos “pits ” de vôo dos pilotos, distância mínima de 50,00 m à frente do eixo central da pista e no máximo a 200,00 m de distância deste mesmo eixo. Estas distâncias formam a “Caixa de Vôo” obrigatório para um vôo responsável do aeromodelo.
Quando em procedimento de pouso ou em situação de risco emergencial (pouso sem motor, alguma parte do aeromodelo que se desprendeu no ar, alguma falha nos comandos de rádio, “pane seca”, etc) para pousar, o piloto deve gritar alto e em bom som: “PISTA!!!”, a fim de alertar a todos que este procedimento esta sendo realizado e deve ser acolhido por todos com atenção e prioridade. Nas pistas de VCC é proibido entrar no círculo demarcado para pousos e decolagens, enquanto houver, neste local, aeromodelos em procedimentos de vôo, pouso ou decolagem.
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