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Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
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Re: Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
exelente tópico!
tambem curto muito shock, pois eles vaom e espaço muito pequenos (oque disponho rsrs)
meu equipamento reservado para shock é esse mesmo!
motor azul, ESC Tower Pro 12A 9-10g, as baterias intercalo duas: uma 3S de 360mAh 15-20C e uma 600mAh 15-20C 3S, porem elas nao sao de marca nenhuma, ai sao bem pesadas se comparadas a uma thunder power ( quase o drobro)
os shock que já voei com esse equipamento foram um diablo em bandejinhas ( 185 gramas com a bateria mais leve) e um Ikarus F3A ( 184 com a mais leve, porem ele é maior que o diablinho)
Fica meu relato que esse equipamento é realmente m,uito legal para shock!
to terminando um diablo em bandeijas para esse equipamento!
Valeu cara!
tambem curto muito shock, pois eles vaom e espaço muito pequenos (oque disponho rsrs)
meu equipamento reservado para shock é esse mesmo!
motor azul, ESC Tower Pro 12A 9-10g, as baterias intercalo duas: uma 3S de 360mAh 15-20C e uma 600mAh 15-20C 3S, porem elas nao sao de marca nenhuma, ai sao bem pesadas se comparadas a uma thunder power ( quase o drobro)
os shock que já voei com esse equipamento foram um diablo em bandejinhas ( 185 gramas com a bateria mais leve) e um Ikarus F3A ( 184 com a mais leve, porem ele é maior que o diablinho)
Fica meu relato que esse equipamento é realmente m,uito legal para shock!
to terminando um diablo em bandeijas para esse equipamento!
Valeu cara!
vili- Sênior
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : piracicaba
Re: Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
Segunda Maneira - Construindo o Shock
Shock pra todas as acrobacias, vôo mais rápido (por conta do nosso Depron pesado)
Dificuldade Média
Custo Baixo
Shock um pouco mais difícil de voar, a beleza dele vai depender dos seus dotes artísticos
Ok, você não quis comprar um Shock da Ikarus, mesmo saindo somente 80 reais cada um no kit da promoção com três, e podendo comprar com um grupo de amigos... tá bom, vai ser pão-duro né? Ou quer mesmo construir, porque curte a construção... Então vamos aos passos da construção de Shocks.
Eu comecei fazendo os Shocks, e hoje tenho sempre três Shocks pra voar. Um da Ikarus, um que falarei no terceiro modo, e um maior pra voar outdoor também.
O bom de construir seus Shocks é que pode quebrar a vontade, depois é só fazer outro, mas é difícil fazer um Shock leve com o material que temos no Brasil.
Pra começar, acho ideal fazer um Shock com 80 cm de asa, pra que dê certo com o material que já listei, que é relativamente barato.
Comece com a planta, o site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é uma ótima fonte. Também tem várias plantas no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Acho as plantas do 3dBatix ótimas, e muito didáticas.
Mas como elas são pra Shocks maiores, terão que ser reduzidas. Grave o PDF em um Pen Drive, leve em uma gráfica, e peça pra reduzirem a planta para que o Shock fique com 80 cm de asa. Faça as contas sobre a porcentagem de redução, o tamanho original da asa é de 93 cm.
Depois de imprimir a planta em A0, siga os passos desse post:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nesse post eu uso um tubo de carbono na asa, mas a vareta de 3mm no bordo de ataque e no início do aileron fica bem melhor. O custo é maior, mas o Shock fica mais rígido e mais leve.
Tente comprar Depron de 3mm, embora esteja muito difícil de achá-lo aqui no Brasil, parece que a fábrica quebrou e não faz mais Depron de 3mm.
Utilize a cola de isopor Polar da Compactor, fica melhor que a Epoxi que eu usei quando escrevi o post. Com cola epoxi o Shock fica muito rígido, quando cai, quebra tudo de uma vez. Com a cola Polar ele fica mais flexível.
O Shock vai ficar bem pesado com o depron nacional, principalmente se for utilizado o de 4mm. Nesse caso considere usar uma 3S de 460 mAh e baixar a hélice para uma 8x4 DD. O Shock vai ficar com algo entre 200 e 215 gramas, 40 a mais que o Ikarus, ou quase 25% mais pesado!!!
Tente fazer a linkagem de fibra de vidro ou de carbono, eu usei arame e ficou muito pesado... coisa de iniciante. Agora só uso carbono da Ikarus
O Material é quase o mesmo...
- Shock montado com a planta da 3DBatix
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o prop saver de brinde)
- Hélices 9x5 ou 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais) ou 3s de 15 C
- Receptor Berg 4L
O mais leve que consegui com um Shock montado foi 200 gramas com 2S. Não ficou muito bom, faltava empuxo pra subir na vertical com 2S. Com 3S ficava mais esperto, mas ai ficava mais difícil pra fazer torque roll. Mas estava bem legal pra um Shock de baixo custo.
Me pergutaram em um post qual seria o peso ideal para um Shock desse tamanho... considerando a bendita carga alar, eu acho que pra 80cm de asa, o peso legal seria algo em torno de 185 gramas. Não é mandatório, mas quanto mais leve melhor. Pode ter 200 gramas, até mais, mas vai ficando cada vez mais difícil de voar e fazer torque roll.
Ainda fico devendo as fotos, prometo que vou postar em breve!!!
Logo virá a terceira maneira, a do Shock de precisão!! Abraço a todos!!
Shock pra todas as acrobacias, vôo mais rápido (por conta do nosso Depron pesado)
Dificuldade Média
Custo Baixo
Shock um pouco mais difícil de voar, a beleza dele vai depender dos seus dotes artísticos
Ok, você não quis comprar um Shock da Ikarus, mesmo saindo somente 80 reais cada um no kit da promoção com três, e podendo comprar com um grupo de amigos... tá bom, vai ser pão-duro né? Ou quer mesmo construir, porque curte a construção... Então vamos aos passos da construção de Shocks.
Eu comecei fazendo os Shocks, e hoje tenho sempre três Shocks pra voar. Um da Ikarus, um que falarei no terceiro modo, e um maior pra voar outdoor também.
O bom de construir seus Shocks é que pode quebrar a vontade, depois é só fazer outro, mas é difícil fazer um Shock leve com o material que temos no Brasil.
Pra começar, acho ideal fazer um Shock com 80 cm de asa, pra que dê certo com o material que já listei, que é relativamente barato.
Comece com a planta, o site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é uma ótima fonte. Também tem várias plantas no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Acho as plantas do 3dBatix ótimas, e muito didáticas.
Mas como elas são pra Shocks maiores, terão que ser reduzidas. Grave o PDF em um Pen Drive, leve em uma gráfica, e peça pra reduzirem a planta para que o Shock fique com 80 cm de asa. Faça as contas sobre a porcentagem de redução, o tamanho original da asa é de 93 cm.
Depois de imprimir a planta em A0, siga os passos desse post:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nesse post eu uso um tubo de carbono na asa, mas a vareta de 3mm no bordo de ataque e no início do aileron fica bem melhor. O custo é maior, mas o Shock fica mais rígido e mais leve.
Tente comprar Depron de 3mm, embora esteja muito difícil de achá-lo aqui no Brasil, parece que a fábrica quebrou e não faz mais Depron de 3mm.
Utilize a cola de isopor Polar da Compactor, fica melhor que a Epoxi que eu usei quando escrevi o post. Com cola epoxi o Shock fica muito rígido, quando cai, quebra tudo de uma vez. Com a cola Polar ele fica mais flexível.
O Shock vai ficar bem pesado com o depron nacional, principalmente se for utilizado o de 4mm. Nesse caso considere usar uma 3S de 460 mAh e baixar a hélice para uma 8x4 DD. O Shock vai ficar com algo entre 200 e 215 gramas, 40 a mais que o Ikarus, ou quase 25% mais pesado!!!
Tente fazer a linkagem de fibra de vidro ou de carbono, eu usei arame e ficou muito pesado... coisa de iniciante. Agora só uso carbono da Ikarus
O Material é quase o mesmo...
- Shock montado com a planta da 3DBatix
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o prop saver de brinde)
- Hélices 9x5 ou 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais) ou 3s de 15 C
- Receptor Berg 4L
O mais leve que consegui com um Shock montado foi 200 gramas com 2S. Não ficou muito bom, faltava empuxo pra subir na vertical com 2S. Com 3S ficava mais esperto, mas ai ficava mais difícil pra fazer torque roll. Mas estava bem legal pra um Shock de baixo custo.
Me pergutaram em um post qual seria o peso ideal para um Shock desse tamanho... considerando a bendita carga alar, eu acho que pra 80cm de asa, o peso legal seria algo em torno de 185 gramas. Não é mandatório, mas quanto mais leve melhor. Pode ter 200 gramas, até mais, mas vai ficando cada vez mais difícil de voar e fazer torque roll.
Ainda fico devendo as fotos, prometo que vou postar em breve!!!
Logo virá a terceira maneira, a do Shock de precisão!! Abraço a todos!!
ajato- Sênior
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 49
Re: Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
vc poderia me informar quanto tempo se voa com uma 2s de 460mha, nessemotor azulinho, com a 9x5?
grato
grato
salvador- Junior
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/03/2011
Re: Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
Olá galera, valeu pelos elogios, vou continuar o tutorial, e na segunda maneira eu indico a construção do Shock, calma que eu logo termino a segunda parte.
A bateria é 2S mesmo, pra ficar o mais leve possível e pra girar a hélice 9x5.
A 3S de 460 mAh também pode ser utilizada, eu já usei ela, mas tem que ser com hélice 8x4, e o Shock fica mais pesado e bem mais arisco. Lembre-se, quanto maior a hélice mais fácil de fazer torque roll e outras manobras. E quanto mais leve melhor. Vai de 2S que você vai ser feliz.
Quando quero fazer um vôo mais louco, sem muito torque roll, eu coloco a bateria 3S e diminuo a hélice, é mais uma opção.
Testei na prática tudo que estou postando, então é tudo experiência de vôo mesmo.
A bateria é 2S mesmo, pra ficar o mais leve possível e pra girar a hélice 9x5.
A 3S de 460 mAh também pode ser utilizada, eu já usei ela, mas tem que ser com hélice 8x4, e o Shock fica mais pesado e bem mais arisco. Lembre-se, quanto maior a hélice mais fácil de fazer torque roll e outras manobras. E quanto mais leve melhor. Vai de 2S que você vai ser feliz.
Quando quero fazer um vôo mais louco, sem muito torque roll, eu coloco a bateria 3S e diminuo a hélice, é mais uma opção.
Testei na prática tudo que estou postando, então é tudo experiência de vôo mesmo.
ajato- Sênior
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 49
Re: Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
Excelente informações. Achei super interresante para quem quer entrar para onde dos shock's.
Parabens, vamos aguardar as outras maneiras de se montar shock!!
Abração e bom fim de semana e claro bons voos.
salvador- Junior
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/03/2011
Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
Olá pessoal,
Não sou expert em Shocks, mas tenho voado um monte deles e tenho aprendido bastante com o grupo que voa no Ibira, onde voam o Paulinho, Márcio, Alexandre, Fábio o Fred e muitos outros que curtem esses aviões sem perfil que são pura acrobacia.
A seis meses eu nunca tinha voado nenhum modelo, e hoje até que consigo fazer uma série de manobras legais com os Shocks que tenho.
Muita gente me pergunta como montar o Shock pra ficar leve, e pra voar de um modo mais fácil, de maneira que seja possível aprender Torque Roll, rolling Harriers e outras manobras.
Alguns mais dedicados fazem listas com o material lá no Ibira. Decidir fazer essas listas públicas, em uma série de posts.
Ai vão as dicas de tudo que aprendi nesse tempo, inclusive a lista de materiais pra vocês montarem um Shock levinho, e de quebra, três opções de montagens.
Sugiro que com o tempo e com um pouco mais de investimento, que experimentem todas elas, como eu fiz, e lembre-se, o Shock tem que ser o mais leve possível, quanto mais leve melhor.
Pra voar outdoor, tem que ser um Shockão mais pesado, mas isso a gente vê depois, na quarta maneira.
Primeira Maneira
Shock pra todas as acrobacias, vôo de médio pra rápido
Dificuldade Baixa
Custo Médio
Shock Leve, Bonito e fácil de voar
Uma ótima maneira de começar com os Shocks, a partir de um kit de fabricante reconhecido.
Comece comprando um ou mais kits da Ikarus, e procure escolher os modelos mais consagrados, como o Shock Star, o Extremma ou o Edge.
Monte o kit do modo que o fabricante indica, utilizando a cola que vem no kit. Prenda os servos com um pinguinho de cola quente, ela sai depois com alcool isopropílico.
Prometa a si mesmo que essa será a única vez que utilizará cola quente, e muito pouco dela. Cola quente é pesada pra burro, se for remendar o Shock porque quebrou, utilize cola pra Isopor Polar, na 25 de março um pacote com 12 colas custa R$ 9,90.
Geralmente os anunciantes do e-voo possuem esses kits para a venda, e você terá a vantagem da pronta entrega. Eles custam em torno de 200 reais.
Outro modo seria importar os kits do site da Ikarus dos EUA, onde existem promoções de 3 Shocks por 49 dólares. Fale com o vendedor para ele não incluir o valor no frete no Invoice, sairá mais barato na hora de pagar as taxas que certamente serão cobradas.
Site da Ikarus [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Compre um motor Hextronik, de 1300 kv. Os anunciantes do e-voo possuem esse motor pra pronta entrega, e podem negociar um combo com um speed control. Esse é o conhecido Azulzinho, um motor na faixa de 50 reais, muito bom. Acabamento nota dez. Ele pesa 26 gramas com o montante.
Não esqueça do prop saver!!!
Se não comprar um combo, compre um speed control de 10 amperes da Tower Pro, ele pesa 10 gramas e é excelente.
Melhor usar um speed de 10 ou menos amperes, se colocar um de 15 vai ficar pesadão.
Utilize conectores Micro Deans, eles são leves e aguentam a corrente que o motor vai puxar.
Pra ligar o speed no motor, utilize os menores conectores disponíveis, ou solde direto o motor no speed.
Como irá usar baterias 2S de 460 mAh, para que o peso seja o menor possível, compre algumas hélices 9x5 HD. Hélices HD são diferentes das Slow Flyer, mas as duas podem ser utilizadas.
Ao utilizar 2S sempre se utiliza uma hélice maior, e quanto maior for a hélice, mais fácil vai ser de fazer o torque roll.
Compre três servos de 5 gramas, podem ser os 5G Tower Pro, os 4,7 Blue Arrow, ou de outra marca.
Praticamente todos os anunciantes possuem esses servos a venda.
Geralmente a precisão deles deixam a desejar, mas pra um Shock inicial, são baratos e garantem uma boa diversão.
Podem ser utilizados os de 9 gramas, que centram melhor, mas vai ficar um pouco mais pesado, quase o dobro do peso em servos. Nosso objetivo é deixar o Shock leve!!! Use os de 5 gramas...
Utilize um receptor leve e de boa qualidade, eu diria pra optar entre o GWS de 4 canais, ou o Berg 4l. Prefiro o Berg.
Já coloquei o Shock nas alturas com o Berg, a mais de 150 metros, e nunca tive problemas. E ele pesa somente 4 gramas.
Mas tem gente que usa o GWS também, e gosta.
Pronto, já tem tudo que precisa pra montar o primeiro Shock levinho:
- Kit Ikarus Shock Star, Extremma ou Edge
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o pro saver de brinde)
- Hélices 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L
Eu tenho um Shock com essa exata configuração, e é de cara o Shock mais fácil de fazer torque Roll que eu tenho. Montando assim, ele fica com algo em torno de 170 gramas, um peso ótimo.
Depois eu posto todas as fotos dos ítens utilizados, do Shock pronto, e continuo com a série de montagens de Shocks.
Não sou expert em Shocks, mas tenho voado um monte deles e tenho aprendido bastante com o grupo que voa no Ibira, onde voam o Paulinho, Márcio, Alexandre, Fábio o Fred e muitos outros que curtem esses aviões sem perfil que são pura acrobacia.
A seis meses eu nunca tinha voado nenhum modelo, e hoje até que consigo fazer uma série de manobras legais com os Shocks que tenho.
Muita gente me pergunta como montar o Shock pra ficar leve, e pra voar de um modo mais fácil, de maneira que seja possível aprender Torque Roll, rolling Harriers e outras manobras.
Alguns mais dedicados fazem listas com o material lá no Ibira. Decidir fazer essas listas públicas, em uma série de posts.
Ai vão as dicas de tudo que aprendi nesse tempo, inclusive a lista de materiais pra vocês montarem um Shock levinho, e de quebra, três opções de montagens.
Sugiro que com o tempo e com um pouco mais de investimento, que experimentem todas elas, como eu fiz, e lembre-se, o Shock tem que ser o mais leve possível, quanto mais leve melhor.
Pra voar outdoor, tem que ser um Shockão mais pesado, mas isso a gente vê depois, na quarta maneira.
Primeira Maneira
Shock pra todas as acrobacias, vôo de médio pra rápido
Dificuldade Baixa
Custo Médio
Shock Leve, Bonito e fácil de voar
Uma ótima maneira de começar com os Shocks, a partir de um kit de fabricante reconhecido.
Comece comprando um ou mais kits da Ikarus, e procure escolher os modelos mais consagrados, como o Shock Star, o Extremma ou o Edge.
Monte o kit do modo que o fabricante indica, utilizando a cola que vem no kit. Prenda os servos com um pinguinho de cola quente, ela sai depois com alcool isopropílico.
Prometa a si mesmo que essa será a única vez que utilizará cola quente, e muito pouco dela. Cola quente é pesada pra burro, se for remendar o Shock porque quebrou, utilize cola pra Isopor Polar, na 25 de março um pacote com 12 colas custa R$ 9,90.
Geralmente os anunciantes do e-voo possuem esses kits para a venda, e você terá a vantagem da pronta entrega. Eles custam em torno de 200 reais.
Outro modo seria importar os kits do site da Ikarus dos EUA, onde existem promoções de 3 Shocks por 49 dólares. Fale com o vendedor para ele não incluir o valor no frete no Invoice, sairá mais barato na hora de pagar as taxas que certamente serão cobradas.
Site da Ikarus [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Compre um motor Hextronik, de 1300 kv. Os anunciantes do e-voo possuem esse motor pra pronta entrega, e podem negociar um combo com um speed control. Esse é o conhecido Azulzinho, um motor na faixa de 50 reais, muito bom. Acabamento nota dez. Ele pesa 26 gramas com o montante.
Não esqueça do prop saver!!!
Se não comprar um combo, compre um speed control de 10 amperes da Tower Pro, ele pesa 10 gramas e é excelente.
Melhor usar um speed de 10 ou menos amperes, se colocar um de 15 vai ficar pesadão.
Utilize conectores Micro Deans, eles são leves e aguentam a corrente que o motor vai puxar.
Pra ligar o speed no motor, utilize os menores conectores disponíveis, ou solde direto o motor no speed.
Como irá usar baterias 2S de 460 mAh, para que o peso seja o menor possível, compre algumas hélices 9x5 HD. Hélices HD são diferentes das Slow Flyer, mas as duas podem ser utilizadas.
Ao utilizar 2S sempre se utiliza uma hélice maior, e quanto maior for a hélice, mais fácil vai ser de fazer o torque roll.
Compre três servos de 5 gramas, podem ser os 5G Tower Pro, os 4,7 Blue Arrow, ou de outra marca.
Praticamente todos os anunciantes possuem esses servos a venda.
Geralmente a precisão deles deixam a desejar, mas pra um Shock inicial, são baratos e garantem uma boa diversão.
Podem ser utilizados os de 9 gramas, que centram melhor, mas vai ficar um pouco mais pesado, quase o dobro do peso em servos. Nosso objetivo é deixar o Shock leve!!! Use os de 5 gramas...
Utilize um receptor leve e de boa qualidade, eu diria pra optar entre o GWS de 4 canais, ou o Berg 4l. Prefiro o Berg.
Já coloquei o Shock nas alturas com o Berg, a mais de 150 metros, e nunca tive problemas. E ele pesa somente 4 gramas.
Mas tem gente que usa o GWS também, e gosta.
Pronto, já tem tudo que precisa pra montar o primeiro Shock levinho:
- Kit Ikarus Shock Star, Extremma ou Edge
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o pro saver de brinde)
- Hélices 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L
Eu tenho um Shock com essa exata configuração, e é de cara o Shock mais fácil de fazer torque Roll que eu tenho. Montando assim, ele fica com algo em torno de 170 gramas, um peso ótimo.
Depois eu posto todas as fotos dos ítens utilizados, do Shock pronto, e continuo com a série de montagens de Shocks.
ajato- Sênior
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Idade : 49
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