C.B.M CLUBE BARBARENSE de MODELISMO
Bem-vindo, Visitante.

2º ENCONTRO DE AEROMODELISMO - SANTA BARBARA D'OESTE

Data: 5 e 6 de abril de 2014 - Local: Pista do CBM - Clube Barbarense de Modelismo - Entrada 139 - SP 304 - Rod. Luiz de Queiroz - Av. Marginal, 10 - Distrito Industrial - Santa Bárbara D'Oeste - SP. /

C.B.M CLUBE BARBARENSE de MODELISMO

Por favor faça o Login ou Registro.

Você ainda não tem uma conta ?

Você pode se cadastrar


Participe do fórum, é rápido e fácil

C.B.M CLUBE BARBARENSE de MODELISMO
Bem-vindo, Visitante.

2º ENCONTRO DE AEROMODELISMO - SANTA BARBARA D'OESTE

Data: 5 e 6 de abril de 2014 - Local: Pista do CBM - Clube Barbarense de Modelismo - Entrada 139 - SP 304 - Rod. Luiz de Queiroz - Av. Marginal, 10 - Distrito Industrial - Santa Bárbara D'Oeste - SP. /

C.B.M CLUBE BARBARENSE de MODELISMO

Por favor faça o Login ou Registro.

Você ainda não tem uma conta ?

Você pode se cadastrar
C.B.M CLUBE BARBARENSE de MODELISMO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» radio turnigy 9x
Noções básicas de perfis de asa EmptyQua Jun 17, 2015 8:21 am por reginaldoleao

» AZ-AMERICA S806 - ARQUIVOS DE ATUALIZAÇÃO
Noções básicas de perfis de asa EmptySeg Abr 27, 2015 12:58 pm por mrcunha

» Erro execução Phoenix
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Mar 12, 2015 10:42 am por enunesdeabreu

» Ativar Protocolo Twin Y4 & Y6 no s800 s808 s809 s812 e s900 HD para usar dongles
Noções básicas de perfis de asa EmptySáb Jan 03, 2015 5:16 pm por ezequie luiz

» Nova atualização Azamerica S822 V2.18 - 13/05/2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyQua Dez 10, 2014 6:18 am por odairwo

» Novo no forum novo no Aeromodelismo
Noções básicas de perfis de asa EmptySex Set 26, 2014 4:46 pm por brunoroza

» Como Transformar SMART2 em Dongle CRYPTO segue Tutorial
Noções básicas de perfis de asa EmptySáb Ago 30, 2014 10:20 am por x-elf

» Simulador nao detecta Radio
Noções básicas de perfis de asa EmptyQua maio 28, 2014 8:07 pm por thiagowcruz

»  Todos os CHAVE KEY BISS 2012/06/01 dos novos sat
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer maio 27, 2014 3:34 pm por Edson Plima

» atualização
Noções básicas de perfis de asa EmptySeg maio 12, 2014 8:21 am por Helio c. cruz

» atualização showbox
Noções básicas de perfis de asa EmptyQua maio 07, 2014 10:52 am por feitosa64

» simulador
Noções básicas de perfis de asa EmptyDom Abr 20, 2014 2:21 pm por gnomo

» 2º ENCONTRO DE AEROMODELISMO - SANTA BARBARA D'OESTE
Noções básicas de perfis de asa EmptySex Abr 04, 2014 7:12 pm por RMJ

» SHOWBOX SAT HD V4.99 NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTAR SKS 02.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 7:00 pm por team

» SHOWBOX ULTRA HD v10.00.18 NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTAR SKS 02.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:59 pm por team

» AZBOX BRAVOO HD + (VISOR ANTIGO AZUL) NOVA ATAULIZAÇÃO - 01.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:57 pm por team

» AZBOX BRAVOO HD + (VISOR ANTIGO LARANJA) NOVA ATUALIZAÇÃO 02.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:56 pm por team

» AZBOX BRAVISSIMO TWIN NOVA ATUALIZAÇÃO 2014/02/04
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:56 pm por team

» AZBOX BRAVISSIMO MOOZCA NOVA ATUALIZAÇÃO 02.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:54 pm por team

» AZAMERICA S926 V157 - NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTA SKS 03.04.2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:51 pm por team

» ATUALIZAÇÃO AZAMERICA S928 VOLTA SKS - 03-04-2014
Noções básicas de perfis de asa EmptyQui Abr 03, 2014 6:46 pm por team

» az america
Noções básicas de perfis de asa EmptySex Jan 31, 2014 1:51 pm por gnomo

» AZBOX TITAN TWIN -NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:18 am por x-elf

» AZBOX TINTAN SINGLE -NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:17 am por x-elf

» AZBOX BRAVO HD + - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:16 am por x-elf

» AZBOX BRAVO HD - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:13 am por x-elf

» AZBOX MINI ME NOVA ATUALIZAÇÃO - 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:12 am por x-elf

» AZBOX DONGLE SMART 2 - ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:11 am por x-elf

» AZBOX - DONGLE INTELIGENTE II BETA - NOVA ATUALIZAÇÃO 21/10/2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:10 am por x-elf

» AZBOX BRAVISSIMO TWIN WIFI - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Noções básicas de perfis de asa EmptyTer Out 22, 2013 10:09 am por x-elf

Chegou a Hora de fazer o seu!!
Submit ExpressSubmit Express - SEO Services
Votação

Como você conheceu o Portal C.B.M Modelismo?

Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap147%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 47% [ 99 ]
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap112%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 12% [ 25 ]
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap111%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 11% [ 24 ]
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap118%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 18% [ 37 ]
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap15%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 5% [ 11 ]
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap17%Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 7% [ 15 ]

Total de votos : 211

Os que mais criam tópicos
team
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
x-elf
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
gnomo
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
x-radio
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
cessna
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
GDO RC Racing®
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
piravoo
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
vili
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
marcosbo
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 
fernando
Noções básicas de perfis de asa Vote_lcap1Noções básicas de perfis de asa Voting_bar1Noções básicas de perfis de asa Vote_rcap1 

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


Noções básicas de perfis de asa

Ir para baixo

Noções básicas de perfis de asa Empty Noções básicas de perfis de asa

Mensagem  gnomo Qua Jun 01, 2011 2:04 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Está vendo a foto a acima. É o perfil de uma asa. Você sabe porque ela voa? É bem interessante. Imagine que ela esteja voando. Visualize 10 moléculas de ar enfileiradas na frente da asa um pouco acima do centro do bordo de ataque. Visualiza também 10 moléculas de ar enfileiradas na frente da asa só que um pouco abaixo do bordo de ataque.

Quando a asa passar voando por entre essas moléculas as dez de cima vão pelo caminho de cima da asa e as dez de baixo pelo caminho de baixo. Como você sabe, todas as moléculas (as 20) chegarão juntas no final da asa, ou seja, no mesmo momento.

Ora, isso acontecendo e tendo em vista que o caminho percorrido pelas moléculas de cima em maior tem-se que as moléculas de cima, durante o percurso, se distanciarão mais umas das outras do que as moléculas de baixo.

Nesse segredo é que reside a razão porque a asa voa. Em cima da asa, ficando as moléculas mais distantes umas das outras, a densidade do ar em cima é menor do que a densidade do ar em baixo. Conseqüência: o ar de cima da asa puxa a asa para cima e ela, assim, voa. Legal, né?!

Essa asa acima é uma asa assimétrica, ou seja, seus lados de cima e de baixo, são diferentes, propiciando dessa maneira uma boa sustentação.

Se vc quiser aumentar ainda mais a sustentação desta asa, vc poderá colocá-lo voando com um ângulo de até 5 graus para cima em relação ao eixo da direção da asa.

Existem também as asas simétricas, ou seja, aquela em que o lado inferior e o superior são iguais. Como na desenho abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quando os aviões utilizam esse tipo de asa (simétricas) elas não possuem nenhum ângulo em relação à direção da asa. Então, indaga-se, como que nesse caso o avião voa? Nesse caso ele se sustenta com uma leve inclinação de todo o corpo do avião (inclusive da asa) em relação a direção da aeronave. Como no desenho abaixo:

Agora, vamos entender, para que servem os diferentes tipos de asa.

A asa do desenho 1 se presta para aeromodelos trainer. É um aeromodelo de bastante sustentação e capaz de voar bem lento. Em contrapartida, quando há ângulo de inclinação, ela produz bastante arrasto, é um aeromodelo que não atinge grandes velocidades. Em aeromodelismo, ao contrário do que se dá no avião, não se costuma utilizar ângulo no bordo de ataque. Esse angulo em aeromodelos produz o inconveniente do avião levantar o nariz quando se dá todo o motor.

Detalhe importante: esse ângulo é em relação ao eixo da direção que o avião toma, vale dizer, em relação a linha do estabilizador horizontal (pois que esse que determina o eixo da direção).

Assim, é a asa do desenho 1 a mais utilizada em aeromodelos trainers.

A asa dos desenhos 2 é a utilizado para aviões com bastante força (jatos especialmente) e construídos para voar em alta velocidade. Imagine se não fosse assim. Imagine a asa assimétrica e um jato (e o que é pior, com ângulo), quando os motores fossem acionados com força o nariz do avião daria um salto para cima, com motores a pleno não teria profundor suficiente para fazer voar na mesma altitude, ficaria sempre subindo. Fora o grande inconveniente que o arrasto produziria, vale dizer, o jato não atingiria grandes velocidades.

Veja abaixo as asas do Hobby Trainer I e do Hobby Trainer II. A do HT I é reta embaixo, dando assim mais sustentação ao aeromodelo, o que permite voar bem lento. Já a do HT II é curva embaixo, tornando menor a sustentação, o que faz com que se aconselhe o motor 46 para o HT II.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É isso. São apenas algumas noções bem elementares sobre perfis de asa. Agora, quando vc ver um avião, olhando para o perfil de sua asa, vc já terá condições de ter uma idéia de como ele voa.
gnomo
gnomo
Moderadores
Moderadores

Mensagens : 436
Data de inscrição : 23/03/2011
Idade : 47
Localização : sSanta Barbara d Oeste

http://cbmsbo.foruns.com.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos