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Mensagem  gnomo Qua Jun 01, 2011 2:15 pm

Looping: É a mais antiga e tradicional das manobras. Inicie uma pasagem a baixa altura com plena potência. Vá cabrando lenta e suavemente até o modelo transcrever um meio círculo e chegar no dorso. A partir daí, reduza a potência para aproximadamente 25% e continue cabrando. A saída completa do looping deve ocorrer na mesma altitude em que foi iniciado.

Looping de dorso: É praticamente igual ao normal, mas neste caso inicie a manobra com mais velocidade. Pique até o modelo transcrever meio círculo. Aparir daí, reduza a potência para aproximadamente 40%, pois alguns modelos não têm muito comando de dorso, por isso, necessita de potência para ajudar na saída, e continue picando. A saída do looping invertido deve ocorrer na mesma altitude em que foi iniciado.

Looping de faca: Coloque o modelo em marcha média, com o leme todo defletido. Acelere tudo segurando todo o comando de leme. Esta é uma manobra executada por poucos aviões, e para tal, é necessário um motor muito forte, pois o motor vai ter que segurar o modelo, "abaixar" a cauda, e fazer subir praticamente sem embalo, ou seja, o modelo dever ter uma relação peso/potência excelênte.

Roll: Em uma pasagem nivelado sobre a pista, aplique o comando de aileron para o lado desejado. Quando o modelo ficar de dorso, pique o suficiênte para que ele possa se manter nivelado. Outra maneira de se fazer o roll é puxar e aplicar o comando de aileron para o lado desejado. Neste caso, não é necessário picar. É recomendado para iniciantes.

Avalanche: A avalanche (ou looping com roll rápido no topo) é uma manobra de fácil execução. Faça como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, aplique todo o aileron e leme para o lado desejado. Caso queira fazê-la de uma forma mais bonita, porém mais complicada, ao invés de um roll, vire um snap positivo. Para que a manobra fique mais bonita ainda, inicie o looping, quando ficar de dorso, não reduza a potência, cabre violentamente e vire o snap positivo.

Faca: Uma das manobras mais simples e fáceis. Com o motor a pleno, aplique leme e aileron em sentidos opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Alguns modelos, necessitam de todo o comando de leme, mas uma pequena manha, que é inclinar um pouco menos a asa, para que tanha mais sutentação, afinal, devemos saber que o modelo estará voando em condições muito anormais de vôo.

Roll em quatro tempos: É feito basicamente aplicando o aileron e parando em quatro pontos de 90º cada (posição de faca, dorso, posição de faca e nivelado). Alguns aviões necessitam ser colocados na faca para fazerem a manobra nivelada. Uma dica para fazê-la: Em uma passagem baixa, aplique aileron para a esquerda e coloque o avião na faca. Segure por uns dois segundos e coloque de dorso, segure por mais uns dois segundos e coloque novamente na faca (logicamente do lado inverso da 1ª faca), segure por mais uns dois segundos e nivele.

Roll em oito tempos: Praticamente igual ao "quatro tempos", mas é mais difícil, devido as posições em que o avião deve ser parado (8 paradas de 45º cada ). Não são todos os aviões que executam-a com precisão. Para se fazer, faça como no roll de 4 tempos, mas pare entre os pontos do mesmo. Ex: Antes de colocar o avião na faca, pare em uma posição de 45°. Parece complicado mais é simples!

Hamerhead: Inicie a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo chegar na vertical. Quando chegar á zero, comande todo o leme para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron levemente aplicado ao lado oposto do leme. Na descida, caso queira enfeitar, que tal uma seguência de snaps positivos ou negativos?

Parafuso: Alguns modelos, quando colocados em stol de asa, entram em parafuso, na maioria dos casos em aspiral. Para que isto não ocorra, há uma maneira de se fazer um parafuso mais belo e seguro. Inicie a manobra como em um hamerhead, mas desta vez, aplique o leme e quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e dê motor. Note que quase todos os modelos podem entrar em parafusos, mas não são todos os que saem, e acabam por vir ao chão.

Parafuso Chato: Esta manobra deve ser feita apenas por fun-flys e modelos extremamente acrobáticos e com muito motor. Inicie a manobra como no parafuso, mas quando for entrar, aplique uns dois ou três "dentes" de potência. Quando o modelo começar a girar, vá comandando o aileron para o lado oposto do leme. O nariz começará a subir e o modelo irá dar voltas chatas. Caso queira, corte o motor. Para sair, aplique toda a potência e todos os comandos ao inverso (EX: vamos supor que você deu aileron para a direita e o leme logicamente para a esquerda. Então você terá que picar, dar toda a potência, aileron pra esquerda e leme pra direita). Note que os modelos com cauda muito pesada (para se fazer a manobra, o modelo não pode estar com o nariz muito pesado), necessita de mais motor e, em alguns casos, podem chegar a não sair, causando consequências trágicas ao seu bolso.

Snap Positivo: Existem duas formas de fazê-lo: Uma estolada e a outra em vôo normal. A estolala, é mais bonita. Coloque o modelo na vertical. Quando for estolar, simuntaneamente, cabre tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (mesmo lado) e deixe virar. Note que esta é uma manobra que faz um brutal esforço na asa e estrutura. Para fazer o snap em vôo normal, deixe o modelo em marcha lenta e simuntaneamente, dê toda a potência, aplique todo leme e aileron para o lado desejado e cabre tudo.

Snap Negativo: Com o modelo nivelado em plena potência, simuntaneamenta aplique todo lele e aileron para o lado desejado e pique tudo. O Snap negativo é muito belo quando bem feito. Outra maneira de fazer, é "cruzar" os comando na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a esquerda, e toda a potência).

Hoovering: Consite em parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma pasagem a baixa altura com plena potência, cabre até o modelo chegar na vertical. Quando o modelo parar, segure no leme e profundor.

Torque-roll: Inicie uma puxada com plena potência até o modelo chegar na vetical, a partir daí, aplique todo o ailero para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré, comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.

Lowcevak: Em uma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, aplique todo o aileron para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o aileron), aplique todo leme para a esquerda e pique tudo, simuntaneamente. Na saída, não reduza a potência, pois muitos modelos podem estolar de asa na manobra. Caso queira enfeitar, pode fazer um chato de dorso na saída, neste caso, antes que o avião saia do lowcevak, desfaça o leme, o aplicando para a direita e reduzindo para a aprox. a metade a potência.

Oito cubano: Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.

Curva em roll: Inicie a manobra com um roll. A partir daí, pique e cabre conforme a posição do modelo para que ele possa fazer a curva. Caso queira fazer a manobra com mais presisão, ajude com o leme.

Curva invertida: Coloque o modelo na faca e pique para o avião fazer a curva invertida. Caso o avião não consigade sustentar bem na faca, abaixe a asa externa para obter maior sustentação.
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