Procurar
Últimos assuntos
Chegou a Hora de fazer o seu!!
Tópicos mais ativos
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Dica Regulagem do Carburador
2 participantes
Página 1 de 1
Re: Dica Regulagem do Carburador
muito boa as dicas
ajato- Sênior
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 49
Dica Regulagem do Carburador
Dicas para uma boa carburação.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
1 - AGULHA PRINCIPAL (ALTA/)
2 - AGULHA DE TRASEIRA (SPRAY BAR) / AGULHA DIANTEIRA (BAIXA)
3 - AGULHA DE MARCHA LENTA
4 - VENTURI (PASSAGEM DE MISTURA AR/COMBUSTÍVEL)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para se obter uma boa carburação primeiro devemos nos certificar que estamos utilizando a taxa de compressão correta para o combustível que vamos utilizar (%nitro).
O carburador possui a agulha principal pela qual se dá a entrada do combustível no carburador, uma barra de spray (cor bronze) por onde o combustível é pulverizado junto com o ar e uma agulha de baixa (cor preta do lado oposto ao spray-bar). Esta agulha é cônica e, da média velocidade para a baixa velocidade, ela entra na barra de spray e vai diminuindo progressivamente a passagem de combustível em relação à entrada de ar que passa pela boca do carburador. Um parafuso na lateral do carburador limita o fechamento do embolo deixando uma pequena passagem de ar para manter a marcha lenta.
A carburação deve se feita na pista, partindo dos ajustes básicos que vem no manual do motor. Abrimos a agulha de alta 1/4 de volta e em seguida colocamos o carro na pista. É preciso umas duas voltas para aquecer o motor. Na terceira passagem, na reta maior da pista devemos observar se o motor atinge velocidade máxima. Se você notar que o motor está muito "rico" pare e feche um pouco a agulha de alta ( 1/8 de volta por vez). Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que o motor tenha um bom rendimento na reta principal. Se o motor ficar muito pobre em alta, o carro anda pouco na reta e esquenta muito ou chega a dar "falta" na alta velocidade. Abra a agulha de alta.
Quando a regulagem da alta estiver perto do ponto ideal começamos a regular a agulha de baixa. Neste momento devemos parar o carro no pit e observar a rotação do motor em baixa, se a rotação do motor ao pararmos está alta e depois vai diminuindo progressivamente, isto quer dizer que a agulha de baixa esta muito fechada. Devemos abrir 1/4 de volta e voltar à pista, dar duas volta e parar novamente e observar a rotação do motor.
Devemos repetir o procedimento anterior até quando, ao pararmos o carro, o motor fique em marcha lenta pelo menos uns 10 segundos. Mas, se ao pararmos no pit a rotação do motor cai rapidamente e o motor para, é porque está muito "rico" em baixa, e neste caso devemos fechar 1/4 de volta. Repita quantas vezes forem necessárias.
Neste ponto pode ser preciso aumentar ou diminuir a passagem do ar na marcha lenta através do parafuso lateral do carburador, até que a marcha lenta fique estável.
Acertar bem a carburação exige muita paciência. A aceleração do motor deve ser progressiva e sem "buracos". Devemos sempre prestar atenção quando mexemos na agulha de alta, pois estaremos alterando a regulagem da carburação em baixa, isto quer dizer que é possível que, uma vez o motor regulado, se tivermos que, por exemplo, fechar a agulha de alta, tenhamos que abrir a agulha de baixa na mesma proporção, ou vise e versa.
Quanto temos que fazer algum pequeno ajuste na agulha de baixa, esta não interfere na agulha de alta, portanto esta não requer novo ajuste.
Os carburadores atuais são chamados de três agulhas, uma de alta e duas de baixa. Na verdade são duas agulhas, a de alta e a de baixa, e a terceira na verdade, é o spray-bar ou barra de spray que se movimenta, permitindo uma regulagem mais fina sem ser necessário trocar o calibre da agulha de baixa.
Trocando em miúdos e tentando ser claro, na prática isto funciona da seguinte maneira:
Nos carburadores antigos, que tinham a barra de spray fixa, ao andarmos com o carro em dias de temperatura ambiente muito altas tínhamos que andar com a agulha de alta mais aberta. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser muito longa e fina para o motor não afogar em baixa.
Quando andávamos com temperaturas ambientes muito baixas, tínhamos que andar com a agulha de alta mais fechada. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser mais curta e grossa para o motor não ficar muito pobre em baixa. Isto era feito para se conseguir uma passagem da baixa para a alta rotação sem buracos.
Nos carburadores de "três" agulhas, conseguimos o mesmo efeito sem a troca das agulhas de baixa.
Se estamos com a temperatura ambiente alta e notamos uma "engasgada" na passagem da baixa para a alta rotação, devemos "andar" com as duas agulhas para a frente, ou seja, fechamos a barra de spray 1/2 volta e abrimos a agulha de baixa 1/2 volta, isto diminui a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.
Se a temperatura ambiente for baixa devemos fazer o oposto, ou seja, andar com as duas agulhas para trás. Abrimos a barra de spray 1/2 volta e fechamos a agulha de baixa 1/2 volta. Com isto, aumentamos a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.
Com muita dedicação e atenção devemos obter uma aceleração do motor limpa e progressiva e uma marcha lenta estável. Lembrem-se que isto não se consegue no dia da corrida, na hora da tomada de tempo ou da prova. Tirem um dia só para isto. Anotem, se possível, tudo o que acontece durante as regulagens. Os vários dados obtidos depois de analisados e comparados sempre serão úteis para se obter uma boa carburação.
Escrito por Sérgio (Boca) - Techspeed - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
1 - AGULHA PRINCIPAL (ALTA/)
2 - AGULHA DE TRASEIRA (SPRAY BAR) / AGULHA DIANTEIRA (BAIXA)
3 - AGULHA DE MARCHA LENTA
4 - VENTURI (PASSAGEM DE MISTURA AR/COMBUSTÍVEL)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para se obter uma boa carburação primeiro devemos nos certificar que estamos utilizando a taxa de compressão correta para o combustível que vamos utilizar (%nitro).
O carburador possui a agulha principal pela qual se dá a entrada do combustível no carburador, uma barra de spray (cor bronze) por onde o combustível é pulverizado junto com o ar e uma agulha de baixa (cor preta do lado oposto ao spray-bar). Esta agulha é cônica e, da média velocidade para a baixa velocidade, ela entra na barra de spray e vai diminuindo progressivamente a passagem de combustível em relação à entrada de ar que passa pela boca do carburador. Um parafuso na lateral do carburador limita o fechamento do embolo deixando uma pequena passagem de ar para manter a marcha lenta.
A carburação deve se feita na pista, partindo dos ajustes básicos que vem no manual do motor. Abrimos a agulha de alta 1/4 de volta e em seguida colocamos o carro na pista. É preciso umas duas voltas para aquecer o motor. Na terceira passagem, na reta maior da pista devemos observar se o motor atinge velocidade máxima. Se você notar que o motor está muito "rico" pare e feche um pouco a agulha de alta ( 1/8 de volta por vez). Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que o motor tenha um bom rendimento na reta principal. Se o motor ficar muito pobre em alta, o carro anda pouco na reta e esquenta muito ou chega a dar "falta" na alta velocidade. Abra a agulha de alta.
Quando a regulagem da alta estiver perto do ponto ideal começamos a regular a agulha de baixa. Neste momento devemos parar o carro no pit e observar a rotação do motor em baixa, se a rotação do motor ao pararmos está alta e depois vai diminuindo progressivamente, isto quer dizer que a agulha de baixa esta muito fechada. Devemos abrir 1/4 de volta e voltar à pista, dar duas volta e parar novamente e observar a rotação do motor.
Devemos repetir o procedimento anterior até quando, ao pararmos o carro, o motor fique em marcha lenta pelo menos uns 10 segundos. Mas, se ao pararmos no pit a rotação do motor cai rapidamente e o motor para, é porque está muito "rico" em baixa, e neste caso devemos fechar 1/4 de volta. Repita quantas vezes forem necessárias.
Neste ponto pode ser preciso aumentar ou diminuir a passagem do ar na marcha lenta através do parafuso lateral do carburador, até que a marcha lenta fique estável.
Acertar bem a carburação exige muita paciência. A aceleração do motor deve ser progressiva e sem "buracos". Devemos sempre prestar atenção quando mexemos na agulha de alta, pois estaremos alterando a regulagem da carburação em baixa, isto quer dizer que é possível que, uma vez o motor regulado, se tivermos que, por exemplo, fechar a agulha de alta, tenhamos que abrir a agulha de baixa na mesma proporção, ou vise e versa.
Quanto temos que fazer algum pequeno ajuste na agulha de baixa, esta não interfere na agulha de alta, portanto esta não requer novo ajuste.
Os carburadores atuais são chamados de três agulhas, uma de alta e duas de baixa. Na verdade são duas agulhas, a de alta e a de baixa, e a terceira na verdade, é o spray-bar ou barra de spray que se movimenta, permitindo uma regulagem mais fina sem ser necessário trocar o calibre da agulha de baixa.
Trocando em miúdos e tentando ser claro, na prática isto funciona da seguinte maneira:
Nos carburadores antigos, que tinham a barra de spray fixa, ao andarmos com o carro em dias de temperatura ambiente muito altas tínhamos que andar com a agulha de alta mais aberta. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser muito longa e fina para o motor não afogar em baixa.
Quando andávamos com temperaturas ambientes muito baixas, tínhamos que andar com a agulha de alta mais fechada. Neste caso, a agulha de baixa tinha que ser mais curta e grossa para o motor não ficar muito pobre em baixa. Isto era feito para se conseguir uma passagem da baixa para a alta rotação sem buracos.
Nos carburadores de "três" agulhas, conseguimos o mesmo efeito sem a troca das agulhas de baixa.
Se estamos com a temperatura ambiente alta e notamos uma "engasgada" na passagem da baixa para a alta rotação, devemos "andar" com as duas agulhas para a frente, ou seja, fechamos a barra de spray 1/2 volta e abrimos a agulha de baixa 1/2 volta, isto diminui a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.
Se a temperatura ambiente for baixa devemos fazer o oposto, ou seja, andar com as duas agulhas para trás. Abrimos a barra de spray 1/2 volta e fechamos a agulha de baixa 1/2 volta. Com isto, aumentamos a quantidade de combustível em relação à quantidade de ar na média rotação.
Com muita dedicação e atenção devemos obter uma aceleração do motor limpa e progressiva e uma marcha lenta estável. Lembrem-se que isto não se consegue no dia da corrida, na hora da tomada de tempo ou da prova. Tirem um dia só para isto. Anotem, se possível, tudo o que acontece durante as regulagens. Os vários dados obtidos depois de analisados e comparados sempre serão úteis para se obter uma boa carburação.
Escrito por Sérgio (Boca) - Techspeed - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tópicos semelhantes
» Regulagem do carburador
» Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
» Azamerica S820 Dica Muito Importante Antes De Ligar
» Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...
» Azamerica S820 Dica Muito Importante Antes De Ligar
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qua Jun 17, 2015 8:21 am por reginaldoleao
» AZ-AMERICA S806 - ARQUIVOS DE ATUALIZAÇÃO
Seg Abr 27, 2015 12:58 pm por mrcunha
» Erro execução Phoenix
Qui Mar 12, 2015 10:42 am por enunesdeabreu
» Ativar Protocolo Twin Y4 & Y6 no s800 s808 s809 s812 e s900 HD para usar dongles
Sáb Jan 03, 2015 5:16 pm por ezequie luiz
» Nova atualização Azamerica S822 V2.18 - 13/05/2013
Qua Dez 10, 2014 6:18 am por odairwo
» Novo no forum novo no Aeromodelismo
Sex Set 26, 2014 4:46 pm por brunoroza
» Como Transformar SMART2 em Dongle CRYPTO segue Tutorial
Sáb Ago 30, 2014 10:20 am por x-elf
» Simulador nao detecta Radio
Qua maio 28, 2014 8:07 pm por thiagowcruz
» Todos os CHAVE KEY BISS 2012/06/01 dos novos sat
Ter maio 27, 2014 3:34 pm por Edson Plima
» atualização
Seg maio 12, 2014 8:21 am por Helio c. cruz
» atualização showbox
Qua maio 07, 2014 10:52 am por feitosa64
» simulador
Dom Abr 20, 2014 2:21 pm por gnomo
» 2º ENCONTRO DE AEROMODELISMO - SANTA BARBARA D'OESTE
Sex Abr 04, 2014 7:12 pm por RMJ
» SHOWBOX SAT HD V4.99 NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTAR SKS 02.04.2014
Qui Abr 03, 2014 7:00 pm por team
» SHOWBOX ULTRA HD v10.00.18 NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTAR SKS 02.04.2014
Qui Abr 03, 2014 6:59 pm por team
» AZBOX BRAVOO HD + (VISOR ANTIGO AZUL) NOVA ATAULIZAÇÃO - 01.04.2014
Qui Abr 03, 2014 6:57 pm por team
» AZBOX BRAVOO HD + (VISOR ANTIGO LARANJA) NOVA ATUALIZAÇÃO 02.04.2014
Qui Abr 03, 2014 6:56 pm por team
» AZBOX BRAVISSIMO TWIN NOVA ATUALIZAÇÃO 2014/02/04
Qui Abr 03, 2014 6:56 pm por team
» AZBOX BRAVISSIMO MOOZCA NOVA ATUALIZAÇÃO 02.04.2014
Qui Abr 03, 2014 6:54 pm por team
» AZAMERICA S926 V157 - NOVA ATUALIZAÇÃO VOLTA SKS 03.04.2014
Qui Abr 03, 2014 6:51 pm por team
» ATUALIZAÇÃO AZAMERICA S928 VOLTA SKS - 03-04-2014
Qui Abr 03, 2014 6:46 pm por team
» az america
Sex Jan 31, 2014 1:51 pm por gnomo
» AZBOX TITAN TWIN -NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:18 am por x-elf
» AZBOX TINTAN SINGLE -NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:17 am por x-elf
» AZBOX BRAVO HD + - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:16 am por x-elf
» AZBOX BRAVO HD - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:13 am por x-elf
» AZBOX MINI ME NOVA ATUALIZAÇÃO - 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:12 am por x-elf
» AZBOX DONGLE SMART 2 - ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:11 am por x-elf
» AZBOX - DONGLE INTELIGENTE II BETA - NOVA ATUALIZAÇÃO 21/10/2013
Ter Out 22, 2013 10:10 am por x-elf
» AZBOX BRAVISSIMO TWIN WIFI - NOVA ATUALIZAÇÃO 21.10.2013
Ter Out 22, 2013 10:09 am por x-elf