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História do Aeromodelismo
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História do Aeromodelismo
Entre algumas navegadas.... achei esse artigo interessante...
"Breve Hitória do Aeromodelismo - enviada por Edson Maluf (presidente da Aba) -Janeiro 2004
Nascido
na França, Alphonse Penaud (1850 - 1880) queria seguir carreira
militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar
muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a
vôo. Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas.
Eis suas palavras:
'
Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de
usar a sua elasticidade, que pode fornecer 130 kilogrâmetros por kilo. É
menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite
uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer
transformação do movimento, simplificando enormemente a construção.
Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do
gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o
equilíbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um
dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se
de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o
equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima
(diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e para
compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado...'
No
início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma
série que denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora simples
montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a
empenagem).
Este modelo voava muito bem e estabelecu o desenho básico
dos modelos atuais. Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu
Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os
membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de
distância a 20 metros de altura em 13 segundos.
O modelo a elástico
que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos
jardins de Tuileries em Pa-ris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um
vôo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea
afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de
voar.
O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da
Sociedade Francesa de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples. A
fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3
x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o
estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de
largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material
utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira da
fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era
impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção.
O
modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram
devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a
primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
Penaud
também construiu em 1870, um helicóptero. Este era constituído de duas
varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que
impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das
varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em
homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI
a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields". Leia mais em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (em Inglês)
_________________
Piloto feliz é o que mantém o número de pousos igual ao número de decolagens.
"Breve Hitória do Aeromodelismo - enviada por Edson Maluf (presidente da Aba) -Janeiro 2004
Nascido
na França, Alphonse Penaud (1850 - 1880) queria seguir carreira
militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar
muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a
vôo. Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas.
Eis suas palavras:
'
Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de
usar a sua elasticidade, que pode fornecer 130 kilogrâmetros por kilo. É
menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite
uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer
transformação do movimento, simplificando enormemente a construção.
Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do
gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o
equilíbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um
dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se
de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o
equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima
(diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e para
compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado...'
No
início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma
série que denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora simples
montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a
empenagem).
Este modelo voava muito bem e estabelecu o desenho básico
dos modelos atuais. Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu
Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os
membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de
distância a 20 metros de altura em 13 segundos.
O modelo a elástico
que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos
jardins de Tuileries em Pa-ris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um
vôo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea
afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de
voar.
O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da
Sociedade Francesa de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples. A
fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3
x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o
estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de
largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material
utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira da
fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era
impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção.
O
modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram
devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a
primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
Penaud
também construiu em 1870, um helicóptero. Este era constituído de duas
varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que
impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das
varetas.
Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em
homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI
a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields". Leia mais em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (em Inglês)
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Piloto feliz é o que mantém o número de pousos igual ao número de decolagens.
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