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Looping
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Looping
Antes de mais nada. Fonte de pesquisa: Hangar 3D
Looping
Uma
das manobras mais conhecidas pelos iniciantes é o looping, manobra que
nada mais é do que a execução de um círculo completo na vertical pelo
modelo, então nada melhor do que começar falando dessa manobra.
Para
começar o looping, você deve estar em vôo nivelado, isso quer dizer, um
vôo reto, com asas niveladas e sem alteração de altitude.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A entrada na manobra se dá com uma velocidade adequada para que o seu
modelo consiga chegar ao topo da manobra com uma velocidade tal que você
não perca o controle da direção do seu modelo, por isso é importante
uma boa motorização e o peso do modelo adequado com a motorização,
aeromodelos mais pesados com baixa potência são mais críticos para
realizar o looping e para estes, muitas das vezes é preciso que antes de
entrar na manobra o modelo faça uma descida para ganhar velocidade e aí
sim começar a manobra, como mostra a figura abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O Looping deve ter um raio e uma velocidade constante, desde o ínicio,
até o fim da manobra. Cuidado para não voar reto durante a manobra,
preste bastante atenção no raio que o modelo executa. Se você perceber
que o modelo chega no topo da manobra com pouca velocidade, verifique se
a velocidade de entrada não está lenta demais. Para facilitar um pouco o
entendimento, eu numerei a figura abaixo:
1 - Neste ponto, você
está prestes a iniciar a manobra, o modelo deve estar alinhado com a
pista, nunca fique na diagonal com a pista para fazer qualquer manobra,
esteja sempre paralelo a pista com o aeromodelo, e ainda melhor, estar
afastado da pista para que você não tenha que se curvar muito para ver o
seu aeromodelo quando ele estiver lá no topo, no momento 5.
2 –
Aqui você deve ter uma boa velocidade, e com o modelo bem nivelado. A
partir desse ponto comece a puxar o stick do profundor fazendo com que o
seu aeromodelo suba e comece a fazer uma circunferência perfeita, com o
raio sempre constante.
3 – Mantenha a potência aplicada e
velocidade da entrada da manobra e não esqueça do raio da circunferência
que você está realizando.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4 – Neste ponto começa a ficar mais
crítico para você que está começando, o aeromodelo está de dorso e você
deve começar a aliviar o profundor para manter o raio de vôo, e a
potência aplicada aqui neste ponto deve ser diminuída um pouco para
manter a velocidade.
5 – Completamente de dorso, e com o stick do
profundor mais aliviado ainda, o aeromodelo vai começar uma descida, o
potência aplicada deve ser diminuída ainda mais nesse ponto.
6 –
Agora o stick do profundor volta a ser puxado com mais inclinação, cuide
para que o aeromodelo não perca o raio da circunferência executada,
neste ponto o stick do motor está todo para baixo ou com mínimo de
potência aplicada.
7 – Neste ponto, volte a aplicar potência ao
motor, acelere o aeromodelo para que ele desça com boa sustentação e
termine a manobra com a mesma velocidade que iniciou. Não se esqueça de
manter o profundor puxado para ter um raio de curva igual do começo ao
fim da manobra.
8 – Agora em vôo nivelado, na mesma linha que começou, o modelo segue vôo nivelado.
Looping
Uma
das manobras mais conhecidas pelos iniciantes é o looping, manobra que
nada mais é do que a execução de um círculo completo na vertical pelo
modelo, então nada melhor do que começar falando dessa manobra.
Para
começar o looping, você deve estar em vôo nivelado, isso quer dizer, um
vôo reto, com asas niveladas e sem alteração de altitude.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A entrada na manobra se dá com uma velocidade adequada para que o seu
modelo consiga chegar ao topo da manobra com uma velocidade tal que você
não perca o controle da direção do seu modelo, por isso é importante
uma boa motorização e o peso do modelo adequado com a motorização,
aeromodelos mais pesados com baixa potência são mais críticos para
realizar o looping e para estes, muitas das vezes é preciso que antes de
entrar na manobra o modelo faça uma descida para ganhar velocidade e aí
sim começar a manobra, como mostra a figura abaixo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O Looping deve ter um raio e uma velocidade constante, desde o ínicio,
até o fim da manobra. Cuidado para não voar reto durante a manobra,
preste bastante atenção no raio que o modelo executa. Se você perceber
que o modelo chega no topo da manobra com pouca velocidade, verifique se
a velocidade de entrada não está lenta demais. Para facilitar um pouco o
entendimento, eu numerei a figura abaixo:
1 - Neste ponto, você
está prestes a iniciar a manobra, o modelo deve estar alinhado com a
pista, nunca fique na diagonal com a pista para fazer qualquer manobra,
esteja sempre paralelo a pista com o aeromodelo, e ainda melhor, estar
afastado da pista para que você não tenha que se curvar muito para ver o
seu aeromodelo quando ele estiver lá no topo, no momento 5.
2 –
Aqui você deve ter uma boa velocidade, e com o modelo bem nivelado. A
partir desse ponto comece a puxar o stick do profundor fazendo com que o
seu aeromodelo suba e comece a fazer uma circunferência perfeita, com o
raio sempre constante.
3 – Mantenha a potência aplicada e
velocidade da entrada da manobra e não esqueça do raio da circunferência
que você está realizando.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4 – Neste ponto começa a ficar mais
crítico para você que está começando, o aeromodelo está de dorso e você
deve começar a aliviar o profundor para manter o raio de vôo, e a
potência aplicada aqui neste ponto deve ser diminuída um pouco para
manter a velocidade.
5 – Completamente de dorso, e com o stick do
profundor mais aliviado ainda, o aeromodelo vai começar uma descida, o
potência aplicada deve ser diminuída ainda mais nesse ponto.
6 –
Agora o stick do profundor volta a ser puxado com mais inclinação, cuide
para que o aeromodelo não perca o raio da circunferência executada,
neste ponto o stick do motor está todo para baixo ou com mínimo de
potência aplicada.
7 – Neste ponto, volte a aplicar potência ao
motor, acelere o aeromodelo para que ele desça com boa sustentação e
termine a manobra com a mesma velocidade que iniciou. Não se esqueça de
manter o profundor puxado para ter um raio de curva igual do começo ao
fim da manobra.
8 – Agora em vôo nivelado, na mesma linha que começou, o modelo segue vôo nivelado.
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