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Aprendendo a pilotar sem instrutor. Método um dois três
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Aprendendo a pilotar sem instrutor. Método um dois três
Não é impossível nem difícil aprender a pilotar sozinho. A primeira pessoa que ensinamos a pilotar sozinho (pelo telefone) foi o João de São José do Norte, no Rio Grande do Sul. Hoje ele dá instrução de vôo para o pessoal de sua cidade e da cidade vizinha Rio Grande.
Quem aprende a pilotar com um instrutor inicia usando a mão direita. Tem o controle apenas dos aelerons e do profundor. Já quem aprende a pilotar sozinho, inicia com a mão esquerda, com o controle do acelerador e do leme. A seguir, para decolar, começa a utilizar a mão direita, o comando do profundor.
Nunca li nada sobre como se aprende a pilotar sozinho. Criei um método próprio que chamo de Método 1-2-3 de 1 (andar) 2 (pular) 3 (voar).
O segredo é não ter pressa. Não queimar etapas. Só partir para um próximo passo depois de se sentir bem seguro no passo anterior. Por primeiro, lembra que o rádio deve ser carregado por 15 horas, a bateria do transmissor e a do receptor. Procura um local com grama baixa ou asfaltado e com bastante espaço livre (evite areia - areia entra no carburador e funde o motor). Liga o motor (leia sobre a regulagem do carburador no site). Fica pilotando o aeromodelo no chão. Utilizando o acelerador e o leme apenas. Faça curvas. Acelere e desacelere. Faça ele partir de vc para um outro ponto qualquer a uns 40 metros fazendo o aeromodelo andar em linha reta. Faça ele voltar em sua direção. Cada tanque do aeromodelo dura de 15 a 20 minutos. Vc dever gastar 20 tanques andando para lá e para cá, fazendo curvas, acelerando e desacelerando. Ao final de 20 tanques é de se esperar que vc já esteja com um bom domínio do acelerador e do leme e com uma melhor noção de profundidade visual. Agora você vai para a segunda etapa: a dos pulinhos. Vc vai começar a usar o profundor e fazer o aeromodelo dar pequenos pulos. Vc já percebeu que quando ele alcança uma determinada velocidade a roda traseira levanta se soltando do solo. Chegue até essa velocidade e cabre (cabrar = puxar o stick da mão direita em sua direção) levemente. O aeromodelo deverá levantar vôo. Deixe ele levantar um palmo ou dois do chão e a seguir tire todo o motor e deixe ele pousar. Siga dando pulinhos. A medida que for se sentindo seguro aumente a altura dos pulinhos e a distância dos mesmos. Após alguns pulos dessa etapa, vc perceberá que está com muita vontade de dar todo o motor e alcançar as alturas de uma vez. Essa tesão é normal. Mas controle-se. Mesmo que vc se sinta seguro, mesmo que vc se sinta capaz, se vc não quiser quebrar o aeromodelo mantenha-se bem perto do solo. O segredo é não ter pressa, é controlar o impulso, ser muito paciente, é não levantar vôo antes do 50o. tanque de combustível. Pois bem, vc já gastou o 50o. tanque. Vc já possui um bom domínio do acelerador, do leme e do profundor. Vc domina o aeromodelo quando ele vem em sua direção (dá a impressão que os comandos ficam invertidos). Vc acelera, levanta uns 2 metros de altura, voa uns 20 ou 30 metros, tira o motor e consegue fazer o aeromodelo descer suavemente para encostar o solo. Se vc já consegue fazer tudo isso. Especialmente, se vc sabe fazer o aeromodelo planar após tirar o motor e fazê-lo descer planando após tirar o motor, tudo bem, chegou a sua vez. Numa levantada dessas não desacelera, prossiga acelerando e deixe o aeromodelo subir. Não dê todo o motor. Meio motor ou um pouco mais do que meio motor é o suficiente. Com todo motor ele vai voar muito rápido, o que torna mais difícil o controle para quem está iniciando. Sugerimos que vc não utilize os aelerons. Voe sem utilizar os aelerons. Faça as curvas com o leme e com o profundor. Vc já deve ter percebido na etapa dos pulinhos que quando se dá o leme para um lado, o avião não apenas vira para fazer a curva mas também abaixa o nariz. Vc já deve ter percebido que se corrige isso cabrando levemente. É assim que se faz uma curva. Se dá o leme para um dos lados e vai se cabrando levemente segurando o nariz do aeromodelo. Prosseguindo, vc levantou vôo, pois bem, não deixe o aeromodelo se distanciar muito pois que uma das formas de se perder o controle é perder o aeromodelo de vista. Longe demais ele fica pequeno e bem mais difícil de controlar. Depois de ele voar uns 160 metros faça uma curva e faça ele voltar. Fique voando, voando alto (mas não tão alto ao ponto de o aeromodelo ficar muito pequeno) pois se vc fizer alguma coisa errada dá mais tempo de recuperar o controle. Não voe em cima de casas. Não voe contra o sol. Escolha um dia bem claro, sem nuvens. Deixe esse primeiro vôo durar uns cinco minutos. É o suficiente. Mais que isso vc poder perder a concentração. Hora de pousar. Desacelere e deixe ele vir planando. Vc está no campo, certo? Pois bem deixe ele pousar em qualquer lugar. Enquanto ele vem descendo não se preocupe muito em pousar nesse ou naquele lugar. O importante é que ele desça planando, com o motor na lenta, descendo devagar. Quando chegar próximo ao chão não há nada a fazer de especial, limite-se a manter o aeromodelo planando. Ele dever encostar com relativa suavidade no solo. De qualquer maneira, se der uma cambalhota, continue considerando o seu primeiro vôo um sucesso!
É isso aí. No quarto vôo vc já pode estar utilizando quase todo o tanque (é sempre recomendável pousar antes de terminar o tanque, embora não aja nenhum problema em pousar com o motor desligado).
Mantenha contato que irei esclarecendo tuas dúvidas. Nos mande notícias sobre o primeiro vôo.
Bons Vôos!!!!
Quem aprende a pilotar com um instrutor inicia usando a mão direita. Tem o controle apenas dos aelerons e do profundor. Já quem aprende a pilotar sozinho, inicia com a mão esquerda, com o controle do acelerador e do leme. A seguir, para decolar, começa a utilizar a mão direita, o comando do profundor.
Nunca li nada sobre como se aprende a pilotar sozinho. Criei um método próprio que chamo de Método 1-2-3 de 1 (andar) 2 (pular) 3 (voar).
O segredo é não ter pressa. Não queimar etapas. Só partir para um próximo passo depois de se sentir bem seguro no passo anterior. Por primeiro, lembra que o rádio deve ser carregado por 15 horas, a bateria do transmissor e a do receptor. Procura um local com grama baixa ou asfaltado e com bastante espaço livre (evite areia - areia entra no carburador e funde o motor). Liga o motor (leia sobre a regulagem do carburador no site). Fica pilotando o aeromodelo no chão. Utilizando o acelerador e o leme apenas. Faça curvas. Acelere e desacelere. Faça ele partir de vc para um outro ponto qualquer a uns 40 metros fazendo o aeromodelo andar em linha reta. Faça ele voltar em sua direção. Cada tanque do aeromodelo dura de 15 a 20 minutos. Vc dever gastar 20 tanques andando para lá e para cá, fazendo curvas, acelerando e desacelerando. Ao final de 20 tanques é de se esperar que vc já esteja com um bom domínio do acelerador e do leme e com uma melhor noção de profundidade visual. Agora você vai para a segunda etapa: a dos pulinhos. Vc vai começar a usar o profundor e fazer o aeromodelo dar pequenos pulos. Vc já percebeu que quando ele alcança uma determinada velocidade a roda traseira levanta se soltando do solo. Chegue até essa velocidade e cabre (cabrar = puxar o stick da mão direita em sua direção) levemente. O aeromodelo deverá levantar vôo. Deixe ele levantar um palmo ou dois do chão e a seguir tire todo o motor e deixe ele pousar. Siga dando pulinhos. A medida que for se sentindo seguro aumente a altura dos pulinhos e a distância dos mesmos. Após alguns pulos dessa etapa, vc perceberá que está com muita vontade de dar todo o motor e alcançar as alturas de uma vez. Essa tesão é normal. Mas controle-se. Mesmo que vc se sinta seguro, mesmo que vc se sinta capaz, se vc não quiser quebrar o aeromodelo mantenha-se bem perto do solo. O segredo é não ter pressa, é controlar o impulso, ser muito paciente, é não levantar vôo antes do 50o. tanque de combustível. Pois bem, vc já gastou o 50o. tanque. Vc já possui um bom domínio do acelerador, do leme e do profundor. Vc domina o aeromodelo quando ele vem em sua direção (dá a impressão que os comandos ficam invertidos). Vc acelera, levanta uns 2 metros de altura, voa uns 20 ou 30 metros, tira o motor e consegue fazer o aeromodelo descer suavemente para encostar o solo. Se vc já consegue fazer tudo isso. Especialmente, se vc sabe fazer o aeromodelo planar após tirar o motor e fazê-lo descer planando após tirar o motor, tudo bem, chegou a sua vez. Numa levantada dessas não desacelera, prossiga acelerando e deixe o aeromodelo subir. Não dê todo o motor. Meio motor ou um pouco mais do que meio motor é o suficiente. Com todo motor ele vai voar muito rápido, o que torna mais difícil o controle para quem está iniciando. Sugerimos que vc não utilize os aelerons. Voe sem utilizar os aelerons. Faça as curvas com o leme e com o profundor. Vc já deve ter percebido na etapa dos pulinhos que quando se dá o leme para um lado, o avião não apenas vira para fazer a curva mas também abaixa o nariz. Vc já deve ter percebido que se corrige isso cabrando levemente. É assim que se faz uma curva. Se dá o leme para um dos lados e vai se cabrando levemente segurando o nariz do aeromodelo. Prosseguindo, vc levantou vôo, pois bem, não deixe o aeromodelo se distanciar muito pois que uma das formas de se perder o controle é perder o aeromodelo de vista. Longe demais ele fica pequeno e bem mais difícil de controlar. Depois de ele voar uns 160 metros faça uma curva e faça ele voltar. Fique voando, voando alto (mas não tão alto ao ponto de o aeromodelo ficar muito pequeno) pois se vc fizer alguma coisa errada dá mais tempo de recuperar o controle. Não voe em cima de casas. Não voe contra o sol. Escolha um dia bem claro, sem nuvens. Deixe esse primeiro vôo durar uns cinco minutos. É o suficiente. Mais que isso vc poder perder a concentração. Hora de pousar. Desacelere e deixe ele vir planando. Vc está no campo, certo? Pois bem deixe ele pousar em qualquer lugar. Enquanto ele vem descendo não se preocupe muito em pousar nesse ou naquele lugar. O importante é que ele desça planando, com o motor na lenta, descendo devagar. Quando chegar próximo ao chão não há nada a fazer de especial, limite-se a manter o aeromodelo planando. Ele dever encostar com relativa suavidade no solo. De qualquer maneira, se der uma cambalhota, continue considerando o seu primeiro vôo um sucesso!
É isso aí. No quarto vôo vc já pode estar utilizando quase todo o tanque (é sempre recomendável pousar antes de terminar o tanque, embora não aja nenhum problema em pousar com o motor desligado).
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