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Cuide bem de suas baterias
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Cuide bem de suas baterias
Todos nós aeromodelistas, devemos ter um cuidado especial com nossas baterias de níquel-cádmio, afinal elas são uma das partes mais importantes, se não a mais importante, do nosso equipamento de vôo.
Infelizmente, a grande maioria de colegas, mesmo os mais antigos, não dispõe de maiores conhecimentos sobre as baterias recarregáveis. Sempre que se fala em baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd), a primeira coisa que todo mundo fala é no "efeito memória". Fenômeno que se caracteriza pela rapidez com que a bateria se descarrega durante o uso, fenômeno esse, provocado por sucessivas recargas sem que a bateria tenha se descarregado completamente. Não tendo sido descarregada totalmente, a bateria cria uma "memória química", fazendo com que a sua voltagem mínima fique mais elevada, portanto mais próxima da voltagem máxima; ora quanto mais próximos ficarem esses valores, menor será o tempo que poderemos utilizar a bateria, pois abaixo da voltagem mínima, a bateria se descarrega rapidamente. Exemplificando, uma bateria normal tem sua voltagem mínima entre 0,9 e 1,0 volt e sua voltagem máxima na ordem de 1,25 volt. Isso quer dizer que se considerarmos um pack normal da Futaba que utiliza baterias de 500 mA/hora, podemos drenar desse pack 500mA durante uma hora até que a voltagem chegue ao seu valor mínimo, a partir do qual como já foi mencionado acima, a corrente e a voltagem caem rapidamente esgotando a bateria.
Suponhamos agora que a tensão mínima da nossa bateria, devido a "memória" é de 1,15 volt. Realizando uma simples regra-de-tres concluímos que o tempo de utilização da mesma, durante o qual poderemos drenar a corrente de 500 mA cai de uma hora para 24 minutos ! Ou seja, menos da metade do tempo de uma bateria normal. Ou 60 minutos -> 0,25 volt
X minutos -> 0,10 volt x=24 min.
Sem dúvida esse é um problema que deve ser evitado através de uma descarga completa da bateria sempre que possível.
Muita atenção para o termo "descarga completa" isso não quer dizer deixar o rádio ligado até esgotar a bateria! Pelo contrário se isso acontecer proposital ou inadvertidamente, teremos muita sorte se nossa bateria não se danificar durante o processo de recarga.
Inicialmente vamos deixar claro a existência de apenas três maneiras de destruirmos baterias de Ni-Cd:
1o - Deixando-as em carga por um tempo maior que o necessário.
2o - Descarregando-as totalmente abaixo de sua voltagem mínima.
3o - Expondo-as ao calor.
Vejamos então o porquê das afirmativas acima.
Uma bateria de Ni-Cd funciona pela reação química entre os dois metais presentes em seu interior separados por uma camada de eletrólito (sal químico responsável pela condução da corrente elétrica entre os metais). Essa pequena "bomba química" funciona maravilhosamente enquanto observarmos atentamente seus limites.
Visando prevenir acidentes com os usuários, os fabricantes colocam em cada bateria uma válvula de segurança, a fim de literalmente evitar a explosão da mesma em caso de mau uso. A válvula de segurança tem a finalidade de "ventilar" a bateria, ou seja diminuir a pressão interna formada pelos elementos e originada pelo aumento da temperatura. Ocorre que quando essa válvula abre ela não volta mais a posição anterior, ou seja fica sempre aberta, permitindo que o eletrólito escape e consequentemente inutilizando a bateria.
Quando isso acontece dizemos que a bateria "ventilou".
Existe outra situação em que a bateria "ventila". Ela acontece quando deixamos o pack muito tempo desativado e a voltagem cai abaixo do valor mínimo de cada bateria, isso porque, o mecanismo de vedação precisa de uma voltagem mínima para continuar vedando a bateria.
Outro problema que pode acontecer quando recarregamos um pack totalmente esgotado, é a inversão de polaridade de alguma bateria integrante do mesmo, provocando uma diminuição no valor da voltagem final do conjunto.
Vamos esclarecer; o tempo longo a que nos referimos é um intervalo de meses ou anos e não simplesmente aqueles dois ou três dias em que o rádio permaneceu ligado, porque esquecemos de desligar a chave do rádio após o vôo.
Resumindo. Observe o tempo recomendado pelo fabricante para carregar suas baterias. Tempo demais em carga gera aquecimento, provoca ventilação e lá se foi o seu pack. Lembre-se também que o tempo recomendado, geralmente 14 a 15 horas para packs de 500mA/h, deve ser aplicado se a bateria tiver totalmente descarregada! Se você carregou totalmente seu pack, foi para o campo e manteve seu rádio ligado apenas 20 ou 30 minutos, obviamente se a bateria ficar por 14 horas em carga ela aquecerá.
Nunca deixe seu pack muito tempo "encostado" sem antes carregá-lo completamente. Verifique-o sempre no menor período de tempo possível. Convém lembrar também que as baterias que compõe o pack nunca são exatamente iguais no tocante aos parâmetro internos, isso quer dizer que num pack de 4 ou 8 baterias, uma ou mais podem apresentar defeito, enquanto outras se manterão operacionais por maior período de tempo.
Um dos sintomas que seu pack não esta OK , é o aparecimento de uma oxidação azulada nos terminais do fio negativo (preto) do se pack. Essa oxidação é devida ao deslocamento do eletrólito de alguma bateria do pack que ventilou, devido a uma das ocorrências mencionadas acima.
Tratando-se do pack do transmissor, essa oxidação pode chegar até os terminais da chave liga/desliga, passando pelo conector de ligação do pack com a placa do circuito do rádio. Nesse caso, além de substituir a bateria danificada ou o pack completo dependendo do caso, é necessário substituir a fiação comprometida.
O aparecimento de um óxido branco nos terminais da bateria, quase sempre indica que a mesma ventilou, e portanto está inoperante no pack.
Os fabricantes garantem que as baterias suportam cerca de 1000 recargas durante a sua vida útil. Considerando que se utilizasse a baterias todos os fins de semana , no período de um ano, teríamos mais ou menos 100 recargas. Ora isso daria uma vida útil de aproximadamente 10 anos para a bateria. Como não utilizamos a bateria com essa freqüência, e não a recarregamos corretamente, na média baterias com 3 ou anos de uso devem ser substituídas, ou inspecionadas com bastante regularidade.
Agora que você já sabe um pouco sobre as baterias de Ni-Cd, a pergunta lógica é: Como posso cuidar melhor dos meus packs ?
Vamos ver. Muitos colegas acreditam que para uma boa conservação da bateria é necessário submetê-la a um ciclador. Para quem eventualmente não conheça esse termo, CICLADOR é um equipamento eletrônico razoavelmente sofisticado, que cicla o pack. Ciclar uma bateria nada mais é submeter a mesma a um regime tal que a descarregue até um valor mínimo de voltagem ( geralmente da ordem de 0,9 a 1 volt por bateria ); após recarregue-a durante um número determinado de horas ( 14,15,etc), voltando a descarrega-la com uma corrente pré-determinada pelo usuário, enquanto um cronometro interno monitora o tempo de descarga a fim de fornecer uma indicação da capacidade do pack.
Existem vários tipos de cicladores com as mais variadas opções e consequentemente os mais variados preços.
Ora não é necessário um investimento desse porte para ciclar uma bateria. Seria a mesma coisa que nos submetermos a um check up cardiológico sempre que quiséssemos andar numa esteira. Não é mais fácil comprar só a esteira? Deixemos o check up completo quando desejarmos avaliar o estado geral do nosso organismo.
A "esteira" no nosso caso, é um aparelhinho eletrônico bem simples que conectado a bateria do receptor e do transmissor a descarrega até o valor mínimo, após o qual se auto desliga. Depois com as baterias descarregadas, podemos liga-las ao carregador por 14 horas sem medo de aquecimento, memória, ventilação ou qualquer outro problema. Pronto! Nossa bateria esta "ciclada".
Esse procedimento simples fará com nossas baterias no proporcionem bons vôos com o máximo de segurança e o mínimo de custo.
Infelizmente, a grande maioria de colegas, mesmo os mais antigos, não dispõe de maiores conhecimentos sobre as baterias recarregáveis. Sempre que se fala em baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd), a primeira coisa que todo mundo fala é no "efeito memória". Fenômeno que se caracteriza pela rapidez com que a bateria se descarrega durante o uso, fenômeno esse, provocado por sucessivas recargas sem que a bateria tenha se descarregado completamente. Não tendo sido descarregada totalmente, a bateria cria uma "memória química", fazendo com que a sua voltagem mínima fique mais elevada, portanto mais próxima da voltagem máxima; ora quanto mais próximos ficarem esses valores, menor será o tempo que poderemos utilizar a bateria, pois abaixo da voltagem mínima, a bateria se descarrega rapidamente. Exemplificando, uma bateria normal tem sua voltagem mínima entre 0,9 e 1,0 volt e sua voltagem máxima na ordem de 1,25 volt. Isso quer dizer que se considerarmos um pack normal da Futaba que utiliza baterias de 500 mA/hora, podemos drenar desse pack 500mA durante uma hora até que a voltagem chegue ao seu valor mínimo, a partir do qual como já foi mencionado acima, a corrente e a voltagem caem rapidamente esgotando a bateria.
Suponhamos agora que a tensão mínima da nossa bateria, devido a "memória" é de 1,15 volt. Realizando uma simples regra-de-tres concluímos que o tempo de utilização da mesma, durante o qual poderemos drenar a corrente de 500 mA cai de uma hora para 24 minutos ! Ou seja, menos da metade do tempo de uma bateria normal. Ou 60 minutos -> 0,25 volt
X minutos -> 0,10 volt x=24 min.
Sem dúvida esse é um problema que deve ser evitado através de uma descarga completa da bateria sempre que possível.
Muita atenção para o termo "descarga completa" isso não quer dizer deixar o rádio ligado até esgotar a bateria! Pelo contrário se isso acontecer proposital ou inadvertidamente, teremos muita sorte se nossa bateria não se danificar durante o processo de recarga.
Inicialmente vamos deixar claro a existência de apenas três maneiras de destruirmos baterias de Ni-Cd:
1o - Deixando-as em carga por um tempo maior que o necessário.
2o - Descarregando-as totalmente abaixo de sua voltagem mínima.
3o - Expondo-as ao calor.
Vejamos então o porquê das afirmativas acima.
Uma bateria de Ni-Cd funciona pela reação química entre os dois metais presentes em seu interior separados por uma camada de eletrólito (sal químico responsável pela condução da corrente elétrica entre os metais). Essa pequena "bomba química" funciona maravilhosamente enquanto observarmos atentamente seus limites.
Visando prevenir acidentes com os usuários, os fabricantes colocam em cada bateria uma válvula de segurança, a fim de literalmente evitar a explosão da mesma em caso de mau uso. A válvula de segurança tem a finalidade de "ventilar" a bateria, ou seja diminuir a pressão interna formada pelos elementos e originada pelo aumento da temperatura. Ocorre que quando essa válvula abre ela não volta mais a posição anterior, ou seja fica sempre aberta, permitindo que o eletrólito escape e consequentemente inutilizando a bateria.
Quando isso acontece dizemos que a bateria "ventilou".
Existe outra situação em que a bateria "ventila". Ela acontece quando deixamos o pack muito tempo desativado e a voltagem cai abaixo do valor mínimo de cada bateria, isso porque, o mecanismo de vedação precisa de uma voltagem mínima para continuar vedando a bateria.
Outro problema que pode acontecer quando recarregamos um pack totalmente esgotado, é a inversão de polaridade de alguma bateria integrante do mesmo, provocando uma diminuição no valor da voltagem final do conjunto.
Vamos esclarecer; o tempo longo a que nos referimos é um intervalo de meses ou anos e não simplesmente aqueles dois ou três dias em que o rádio permaneceu ligado, porque esquecemos de desligar a chave do rádio após o vôo.
Resumindo. Observe o tempo recomendado pelo fabricante para carregar suas baterias. Tempo demais em carga gera aquecimento, provoca ventilação e lá se foi o seu pack. Lembre-se também que o tempo recomendado, geralmente 14 a 15 horas para packs de 500mA/h, deve ser aplicado se a bateria tiver totalmente descarregada! Se você carregou totalmente seu pack, foi para o campo e manteve seu rádio ligado apenas 20 ou 30 minutos, obviamente se a bateria ficar por 14 horas em carga ela aquecerá.
Nunca deixe seu pack muito tempo "encostado" sem antes carregá-lo completamente. Verifique-o sempre no menor período de tempo possível. Convém lembrar também que as baterias que compõe o pack nunca são exatamente iguais no tocante aos parâmetro internos, isso quer dizer que num pack de 4 ou 8 baterias, uma ou mais podem apresentar defeito, enquanto outras se manterão operacionais por maior período de tempo.
Um dos sintomas que seu pack não esta OK , é o aparecimento de uma oxidação azulada nos terminais do fio negativo (preto) do se pack. Essa oxidação é devida ao deslocamento do eletrólito de alguma bateria do pack que ventilou, devido a uma das ocorrências mencionadas acima.
Tratando-se do pack do transmissor, essa oxidação pode chegar até os terminais da chave liga/desliga, passando pelo conector de ligação do pack com a placa do circuito do rádio. Nesse caso, além de substituir a bateria danificada ou o pack completo dependendo do caso, é necessário substituir a fiação comprometida.
O aparecimento de um óxido branco nos terminais da bateria, quase sempre indica que a mesma ventilou, e portanto está inoperante no pack.
Os fabricantes garantem que as baterias suportam cerca de 1000 recargas durante a sua vida útil. Considerando que se utilizasse a baterias todos os fins de semana , no período de um ano, teríamos mais ou menos 100 recargas. Ora isso daria uma vida útil de aproximadamente 10 anos para a bateria. Como não utilizamos a bateria com essa freqüência, e não a recarregamos corretamente, na média baterias com 3 ou anos de uso devem ser substituídas, ou inspecionadas com bastante regularidade.
Agora que você já sabe um pouco sobre as baterias de Ni-Cd, a pergunta lógica é: Como posso cuidar melhor dos meus packs ?
Vamos ver. Muitos colegas acreditam que para uma boa conservação da bateria é necessário submetê-la a um ciclador. Para quem eventualmente não conheça esse termo, CICLADOR é um equipamento eletrônico razoavelmente sofisticado, que cicla o pack. Ciclar uma bateria nada mais é submeter a mesma a um regime tal que a descarregue até um valor mínimo de voltagem ( geralmente da ordem de 0,9 a 1 volt por bateria ); após recarregue-a durante um número determinado de horas ( 14,15,etc), voltando a descarrega-la com uma corrente pré-determinada pelo usuário, enquanto um cronometro interno monitora o tempo de descarga a fim de fornecer uma indicação da capacidade do pack.
Existem vários tipos de cicladores com as mais variadas opções e consequentemente os mais variados preços.
Ora não é necessário um investimento desse porte para ciclar uma bateria. Seria a mesma coisa que nos submetermos a um check up cardiológico sempre que quiséssemos andar numa esteira. Não é mais fácil comprar só a esteira? Deixemos o check up completo quando desejarmos avaliar o estado geral do nosso organismo.
A "esteira" no nosso caso, é um aparelhinho eletrônico bem simples que conectado a bateria do receptor e do transmissor a descarrega até o valor mínimo, após o qual se auto desliga. Depois com as baterias descarregadas, podemos liga-las ao carregador por 14 horas sem medo de aquecimento, memória, ventilação ou qualquer outro problema. Pronto! Nossa bateria esta "ciclada".
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